Diniz começa sua segunda passagem pela Colina Histórica, e sua boa relação com o presidente do Vasco é um ponto positivo. O presidente nunca escondeu seu apreço pelo trabalho de Fernando Diniz em outros clubes e já expressou publicamente sua admiração pelo treinador.
O ge revisita a seguir alguns momentos em que Pedrinho elogiou o novo técnico do Vasco:
Pedrinho e Fernando Diniz, Vasco — Foto: Infoesporte
Invasão em coletiva do Fluminense
Um dos momentos mais marcantes ocorreu na sala de imprensa do Maracanã. Em sua época como comentarista, Pedrinho apareceu durante uma coletiva e elogiou publicamente Diniz após uma derrota do Fluminense para o Flamengo, em março de 2023:
“Diniz, você é bom pra c***!”.
Recentemente, o presidente do Vasco comentou sobre o episódio em uma entrevista ao Charla Podcast.
– O modelo potencializa a individualidade, eu acredito nisso. […] Ele pega um time do Fluminense que tem nota 6, com todo respeito a todos lá, e potencializa o jogo deles, transformando-o em um time nota 8, 8,5, elevando ao máximo – disse Pedrinho ao Charla Podcast.
“Traz o prazer do que é a característica do futebol brasileiro”
No “Seleção Sportv”, em maio de 2023, Pedrinho elogiou o estilo de jogo que Diniz implementou no Fluminense e destacou que notou algo “diferente” nele. Na ocasião, ele comentou que o tempo de trabalho era um aliado para bons resultados, quando há conhecimento adequado.
– Por que eu defendia tanto esse cara (Diniz)? Eu via algo diferente, que não é o que sempre dizemos. “Ah, o Brasil não joga mais como em 1982”. E isso não vai voltar. Mas Diniz traz o prazer que é o mais próximo do futebol brasileiro. Se repararmos, é um jogo com poucos dribles. Não tem relação com o que a Alemanha fez, mas é semelhante ao que fizeram no 7 a 1. Você não precisa depender de alguém que sempre drible três jogadores. O time abre opções de passe constantemente. O Fluminense, mesmo com menos recursos e talento individual que outras equipes, joga o melhor futebol. Não apenas o mais bonito. O que preocupa Diniz é o jogo em si. Nós subestimamos isso. Valorizamos muito o gestor de grupo, quem tem mais títulos. Assim, o gestor se sente seguro trazendo um técnico com histórico de vitórias. “Vou trazer um treinador que não tem títulos como Diniz? Vou ficar exposto”. Quando trago alguém que já ganhou tudo, “toma o que vocês quiserem”. E não buscam quem realmente pensa no jogo. Diniz pensa no jogo. Ele já havia sido demitido de forma errada. O tempo de trabalho, se há conhecimento do jogo, resulta em bom desempenho.”
“Está na Seleção pela ideia de jogo”
O novo treinador do Vasco passou brevemente pela seleção brasileira, de julho de 2023 a janeiro deste ano. Ele deixou a CBF após seis jogos – com duas vitórias, três derrotas e um empate.
Durante a sua passagem, o comentarista Pedrinho voltou a elogiar Diniz, especialmente após a vitória de 5 a 1 sobre a Bolívia, em setembro de 2023, pelas Eliminatórias.
– Diniz está na seleção brasileira devido à sua ideia de jogo. Às vezes, a imprensa se incomoda com isso, achando que o técnico precisa ter um histórico de títulos. Já tivemos um treinador que assumiu a seleção sem nunca ter sido técnico. É uma boa oportunidade. Precisamos avaliar o trabalho e respeitar o processo. Tecnicamente, ele tem total capacidade para ser o técnico da Seleção – declarou Pedrinho.
Neymar Fernando Diniz Brasil x Bolívia — Foto: Sebastiao Moreira/EFE
Agora, Pedrinho e Fernando Diniz iniciam um novo capítulo de parceria no Vasco a partir deste domingo. O treinador e sua nova comissão técnica, composta por quatro membros, assumem a equipe após o jogo contra o Vitória, em Salvador. Ele fará sua estreia no comando do time contra o Lanús, na próxima terça-feira, na Argentina.
Fonte: ge