Em 2021, durante a primeira passagem de Diniz pelo Vasco, Riquelme se destacou como um dos queridinhos do técnico. Sob sua orientação, o jogador participou de 24 partidas naquela temporada, seu maior número de jogos em uma só temporada até agora. Ele foi elogiado por ser um “jogador extremamente talentoso” e por ter um “futuro brilhante pela frente”.
Fernando Diniz e Riquelme no Vasco em 2021 — Foto: Diogo Reis/AGIF
No entanto, devido aos planos da diretoria, Riquelme foi afastado do grupo em janeiro e começou a treinar separado, juntamente com outros atletas na mesma situação, como Capasso, Zé Gabriel, De Lucca, Serginho, Lucas Eduardo e JP.
Destes, Zé Gabriel, De Lucca e Serginho decidiram rescindir seus contratos com o Vasco. Lucas Eduardo e JP foram emprestados a Cuiabá e Avaí, respectivamente. Somente Capasso e Riquelme permaneceram no elenco.
Riquelme possui contrato com o Vasco até 31 de dezembro de 2026. O clube pretende negociar o jogador na próxima janela de transferências.
“Tivemos uma conexão imediata”
Riquelme foi promovido ao time profissional por Marcelo Cabo, teve algumas oportunidades sob o comando de Licas e viveu seu melhor momento com a camisa cruz-maltina durante a Série B do Campeonato Brasileiro de 2021, sob a liderança de Fernando Diniz.
O jovem, que se formou na base do Vasco, foi chamado por Diniz no segundo turno da competição, onde contribuiu com uma assistência na vitória sobre o Goiás em São Januário e manteve sua posição de titular até o final da campanha. O treinador destacou que teve “uma conexão imediata” com o lateral.
“Nos aproximamos logo no primeiro dia da minha chegada. Tivemos uma conexão imediata. Ele é um jovem talentoso que tem um futuro brilhante pela frente”, afirmou Diniz sobre Riquelme.
Após a vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba na 30ª rodada, Fernando Diniz voltou a ressaltar o talento de Riquelme, que na época tinha apenas 19 anos.
– Falar do Riquelme é fácil. Ele é extremamente talentoso. Acredito que ele nem saiba o quão bom é. É uma pessoa muito humilde. Com o potencial que possui, ele faz coisas difíceis parecerem fáceis. Na verdade, é isso o que acontece. Acho que ele ainda não tem noção do que consegue. É um jogador que vai amadurecer, e já está no caminho desse amadurecimento – comentou.
Apesar do começo promissor, Riquelme participou de apenas 11 jogos na temporada seguinte e teve sua trajetória interrompida por uma lesão no ligamento do joelho. Ele não jogou em 2023 e, em 2024, atuou em 14 partidas emprestado ao Sport. Neste ano, ele só entrou em campo nas duas primeiras rodadas do Campeonato Carioca, quando o elenco principal do Vasco ainda estava de férias.
Fonte: ge