Segundo investigações da Agência RTI Esporte, Philippe Coutinho entrou na mira do Besiktas, da Turquia, e do Olympiacos, da Grécia. Os agentes do jogador, Kia Joorabchian e Giuliano Bertolucci, estão avaliando as propostas antes de apresentá-las ao atleta.
A proposta do Besiktas foi bem recebida pelos representantes do jogador, porém, a adaptação da família em Istambul é um fator considerado para a possível mudança. Na última semana, o clube turco enviou sua oferta inicial.
Já o Olympiacos está em busca de um número 10 desde a saída de James Rodríguez. Desde a transferência do colombiano para o São Paulo, o clube grego colocou Philippe Coutinho como alvo para a temporada 2024/2025.
No entanto, o Olympiacos ainda não apresentou formalmente sua proposta ao jogador brasileiro. É esperado que uma primeira reunião entre dirigentes e representantes aconteça na próxima semana para discutir os detalhes de uma eventual negociação.
Informações obtidas pela reportagem revelam que Philippe Coutinho ainda almeja retornar ao alto rendimento após um período discreto no Al-Duhail. Dessa forma, o meia-atacante enxerga com bons olhos a possibilidade de retornar ao futebol europeu, dependendo dos aspectos financeiros.
Na atual temporada, Philippe Coutinho atuou em 21 partidas pelo Al-Duhail, começando como titular em 17 delas. Durante esse período, marcou sete gols, contribuiu com três assistências e acumulou 1530 minutos em campo.
O contrato de Philippe Coutinho com o Aston Villa vai até junho de 2028. Em 1º de julho de 2022, o clube inglês desembolsou 20 milhões de euros (R$ 110 milhões, na época) para contratá-lo do Barcelona. Apesar do alto investimento, o jogador nunca conseguiu corresponder às expectativas da torcida.
Em janeiro, o Vasco da Gama demonstrou interesse em Philippe Coutinho. O primeiro contato foi feito por Alexandre Mattos, ex-diretor executivo do clube, que tentou viabilizar sua contratação por empréstimo até dezembro de 2024.
No entanto, as negociações não avançaram devido a questões financeiras. A cláusula de rescisão do contrato do jogador com o Al-Duhail, do Catar, prevê uma multa de 25 milhões de euros (R$ 138,9 milhões, na cotação atual) em caso de rescisão.
Com isso, o clube carioca desistiu de repatriar seu ex-jogador. Já o Cruzeiro buscou informações com os agentes do atleta para compreender a complexidade da negociação, visto que Philippe Coutinho voltará ao Aston Villa em julho.
Embora tenha sido sondado, os dirigentes celestes foram informados de que Philippe Coutinho pretende, no momento, dialogar com o Aston Villa para definir seu futuro. Todavia, é certo que o meio-campista não permanecerá na Inglaterra.
Fonte: RTI Esporte