A última vitória do Vasco ocorreu em 12 de abril, quando derrotou o Sport por 3 a 1 em São Januário, na terceira rodada do Brasileirão. Desde então, em confrontos pelo Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana, o time acumula cinco derrotas e quatro empates.
A sequência atual de jogos sem vitória do Vasco é a seguinte: 2 a 1 para o Ceará (Brasileirão), 0 a 0 com Flamengo (Brasileirão), 0 a 0 com Lanús (Sul-Americana), 1 x 0 para o Cruzeiro (Brasileirão), 1 a 1 com Operário (Copa do Brasil), 1 a 0 para o Palmeiras (Brasileirão), 4 a 1 para o Puerto Cabello (Sul-Americana), 2 a 1 para o Vitória (Brasileirão) e 1 a 0 para o Lanús (Sul-Americana).
Vegetti, do Vasco, em ação contra o Lanús — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Desde o ano 2000, o Vasco ficou 10 jogos sem vencer em três ocasiões. A mais recente aconteceu em 2023, quando teve o pior início de Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, resultando na demissão do técnico Maurício Barbieri após uma derrota para o Goiás em São Januário.
Veja as três vezes, neste século, em que o Vasco ficou 10 jogos seguidos sem vencer:
- 2008 – 2 empates (Botafogo e Sport) e 8 derrotas (Grêmio, Cruzeiro, Náutico, Palmeiras 2x, Ipatinga, Figueirense e Flamengo)
- 2015 – 5 empates (Goiás, Cuiabá 2x, Figueirense e Inter) e 5 derrotas (Atlético-MG, Ponte Preta, Athletico-PR, Cruzeiro e Sport)
- 2023 – 3 empates (Palmeiras, Fluminense e Coritiba) e 7 derrotas (Bahia, Santos, São Paulo, Fortaleza, Flamengo, Inter e Goiás)
Durante essa corrente de resultados ruins, o Vasco teve à frente diferentes treinadores. Foram quatro partidas sob a direção de Fábio Carille, quatro com o interino Felipe Maestro e apenas uma com Fernando Diniz, que estreou na última terça-feira, em derrota para o Lanús pela Sul-Americana.
– Uma das razões que me trouxe ao Vasco foi a percepção de que é um time que se esforça. Sempre que assistia, nunca percebi má vontade nos jogos do Vasco. Faltavam outros elementos. Para que algo dê certo, a capacidade de trabalhar e a dedicação são fundamentais para o sucesso do meu trabalho – comentou o novo treinador durante sua apresentação na quinta-feira.
Vasco e Fortaleza se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), em São Januário, pela nona rodada do Brasileirão.
Fonte: ge