Se Rafael Paiva continuar em boa forma, o Vasco pode ter sua melhor temporada na história do Brasileirão desde 2011

A troca de comando do Vasco no Campeonato Brasileiro trouxe uma nova energia para o Cruz-Maltino em 2024. Sob a liderança de Rafael Paiva, o clube carioca alcançou um aproveitamento de 62,5% na competição. Se mantiver esse ritmo até o final, a equipe de São Januário terá a melhor campanha na Série A desde 2011, quando foi vice-campeã brasileira.

Com Rafael Paiva no comando, o Vasco disputou 16 jogos no Brasileirão, conquistando nove vitórias, três empates e quatro derrotas. Dos 48 pontos possíveis, o Cruz-Maltino conseguiu somar 30. Atualmente, o clube carioca tem 34 pontos e mais 14 jogos pela frente. Se mantiver esse aproveitamento, o Vasco terminará a competição com 60 pontos.

Essa campanha será melhor do que em 2017, quando o Vasco se classificou para a Libertadores. Naquela ocasião, o clube carioca terminou o Brasileiro na sétima posição, com 56 pontos. A vaga na competição sul-americana foi garantida porque o Cruzeiro, vencedor da Copa do Brasil, e o Grêmio, campeão da Libertadores, terminaram no G-6.

Em 2012, o Vasco terminou o Brasileirão em quinto lugar, com 58 pontos conquistados. Um ano antes, o clube lutou pelo título da Série A até a última rodada, terminando em segundo lugar com 69 pontos, apenas dois a menos que o campeão Corinthians. Essa foi a melhor campanha do Cruz-Maltino na história dos pontos corridos.

Se encerrar o Brasileirão com 60 pontos, o Vasco tem chances de conquistar uma vaga na Libertadores. No ano passado, essa pontuação não seria suficiente, já que o Bragantino, que ficou com a última vaga, terminou com 62 pontos. No entanto, em 2022, 2021 e 2020, essa pontuação seria o bastante.

Rafael Paiva em treino no CT Moacyr Barbosa - Foto: Leandro Amorim/ VascoRafael Paiva em treino no CT Moacyr Barbosa – Foto: Leandro Amorim/ Vasco

Fonte: O Dia


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.