Quem será a dupla de zaga do Vasco no embate contra o Grêmio? Com Cuesta convocado para a seleção da Colômbia, Fernando Diniz treinará sem um de seus titulares durante todo o período da Data Fifa, e a incerteza em relação à formação defensiva persiste nos próximos dias.
Desde a reapresentação, sem Cuesta, o técnico dispõe apenas de quatro zagueiros no elenco para os treinos no CT Moacyr Barbosa: Robert Renan, Lucas Freitas, Lucas Oliveira e Mauricio Lemos. Contudo, Lemos, mesmo participando das atividades, não está nos planos da comissão técnica e não é relacionado há mais de três meses.
Para a partida contra o Grêmio, a presença de Robert Renan na zaga é quase certa. O defensor tem sido titular inquestionável desde sua chegada ao Vasco e tem treinado entre os titulares. No entanto, a escolha do segundo zagueiro ainda é uma incógnita.
Uma alternativa viável é a improvisação de Hugo Moura. Na última vez em que Cuesta ficou indisponível, Diniz optou por escalar Moura como zagueiro ao lado de Robert Renan, durante o jogo contra o Vitória, em São Januário, no dia 5 de outubro.
Lucas Freitas também é uma possibilidade. Recuperado de um trauma no joelho, ele treina normalmente desde a reapresentação e busca recuperar seu espaço após a chegada de novos reforços. Com 35 partidas, ele é o zagueiro mais atuante do elenco, mas não joga desde 24 de setembro, quando enfrentou o Bahia, pois Cuesta e Robert Renan se firmaram como titulares.
Apesar de serem ambos canhotos, Lucas Freitas e Robert Renan já atuaram juntos em uma ocasião. No empate de 2 a 2 com o Ceará, eles permaneceram em campo por 65 minutos antes da entrada de Cuesta.
Na briga por um lugar, Oliveira é a última opção disponível, ficando apenas à frente de Lemos. Embora tenha recuperado prestígio em setembro, Oliveira não teve mais atuações desde a derrota por 3 a 0 contra o Palmeiras no dia 1º de outubro.
Cuesta e Robert Renan, dupla de zaga do Vasco — Foto: Thiago Ribeiro/Agif e André Durão/ge
Carlos Cuesta foi convocado para amistosos da seleção colombiana, incluindo um confronto contra a Austrália em Nova York no dia 18. Sem treinar com o elenco e com pouco tempo para se deslocar a Porto Alegre, sua presença como titular no dia 19 é considerada improvável. Portanto, Diniz precisará reformular a zaga que atuou nas últimas seis rodadas do Brasileirão.
Quando tem sua dupla habitual indisponível, Diniz frequentemente altera a formação defensiva do Vasco. Desde a estreia dos reforços, cinco diferentes duplas foram testadas pelo comandante. Veja as formações desde que Cuesta e Robert Renan começaram a jogar juntos:
Zagueiros no Vasco desde a estreia dos reforços
Dupla titular | Número de jogos
Carlos Cuesta e Robert Renan | 8
Lucas Oliveira e Robert Renan | 1
Lucas Freitas e Robert Renan | 1
Carlos Cuesta e Lucas Freitas | 1
Hugo Moura e Robert Renan | 1
O clube ainda não anunciou nenhuma estratégia especial para lidar com os convocados da Data Fifa. Além de Cuesta e Andrés Gómez, também estão envolvidos Puma Rodríguez, com o Uruguai, e Paulo Henrique, que representa o Brasil. Dentre esses, apenas PH não poderá estar presente em Porto Alegre, já que foi expulso na última partida contra o Juventude e terá que cumprir suspensão.
O duelo contra o Grêmio está marcado para a próxima quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Neste momento, o Vasco ocupa a 10ª posição no certame.
Fonte: ge







