O Campeonato Brasileiro Sub-17 está nas quartas de final, com oito equipes competindo pelo título. Além da disputa pelo troféu, os torcedores estão atentos às novas promessas que se destacam no torneio, cujos quatro jogos da fase ocorrem nesta terça-feira (30).
Junto a Marcelo Raed, comentarista do Sportv, o ge apresenta os principais destaques desta fase decisiva:
Palmeiras
Juan Francisco (atacante, 17 anos): considerado uma das principais promessas da base palmeirense, o atacante é o artilheiro da equipe na competição, com dez gols em 16 jogos, empatado com o também palmeirense Juan Gabriel.
Luís Pacheco (volante, 17 anos): capitão do time e conhecido por sua liderança em campo, Pacheco fez parte do grupo da seleção brasileira sub-17 que conquistou o Sul-Americano em abril.
Vasco
Andrey Fernandes (atacante, 17 anos): a joia vascaína é o primeiro jogador nascido em 2008 a estrear no time profissional, fazendo sua estreia em janeiro no Campeonato Carioca. Ele também foi parte da seleção sub-17 que conquistou o Sul-Americano, chegando a marcar três gols na goleada por 7 a 1 no amistoso contra a Costa Rica.
Bragantino
Luís Gustavo (atacante, 17 anos): uma das promessas do Massa Bruta, Gustavo transita entre o sub-17 e o sub-20, onde a equipe foi vice-campeã do Brasileirão, perdendo para o Palmeiras na final. Ele foi titular na campanha da seleção brasileira que venceu o Sul-Americano sub-17.
Grêmio
João Borne (atacante, 17 anos): um dos principais goleadores do Tricolor Gaúcho, ele é vice-artilheiro do Brasileirão sub-17, com 14 gols em 18 partidas. Na temporada, ele soma 25 gols em 29 jogos.
Athletico
Davi Alves (atacante, 16 anos): goleador do Brasileirão Sub-17, Davi impressiona com sua marca de 18 gols em 17 jogos. Em 2025, ele balançou as redes 25 vezes em 33 partidas.
Fluminense
Wesley Natã (atacante, 17 anos): revelação de Xerém, estreou nos profissionais contra a Unión Española pela Sul-Americana em abril. Faz parte da equipe campeã do Sul-Americano sub-17 e no Brasileiro sub-17, tem nove jogos e dois gols.
Flamengo
João Vitor (meia, 16 anos): ele se destaca na equipe como um dos principais artilheiros, com 11 gols em 17 jogos, ao lado de Ryan Roberto e Marlos, do Botafogo. Também registrou uma assistência.
Ryan Roberto (atacante, 17 anos): o ponta, assim como João Vitor, também tem 11 gols no Brasileiro Sub-17, mas em 14 partidas. Recentemente, recebeu consultas de clubes como Ajax (Holanda) e Barcelona (Espanha) e é frequentemente convocado por Filipe Luís para treinar com os profissionais.
Atlético-MG
Kauã Pascini (lateral-esquerdo, 17 anos): o único defensor da lista, se destaca ao marcar três gols em 11 jogos no Brasileirão Sub-17. Ele alterna entre o time sub-20 e foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira sub-16 no ano passado.
Análise
Marcelo Raed, comentarista do Sportv, comentou os confrontos das quartas de final e o que podemos esperar das equipes nesta fase crucial da competição.
– O Palmeiras é tradicionalmente um dos favoritos em competições de base e teve um ótimo desempenho na fase inicial. Embora não possua tantas estrelas individuais como em edições anteriores, como Estevão ou Endrick, é uma equipe competitiva com um forte coletivo.
Além do Verdão, outros times também são considerados fortes:
– Acredito que os outros times estejam num nível um pouco inferior, mas em partidas eliminatórias, qualquer coisa pode acontecer. Não se pode subestimar a força da base do Flamengo ou a talentosa geração do Vasco, que venceu a Copa do Brasil este ano. Vale ressaltar que o confronto entre Palmeiras e Vasco é o mais desafiador e imprevisível das quartas.
Os duelos das quartas de final:
- 15h – Palmeiras x Vasco, na Arena Barueri (Sportv)
- 15h – Athletico-PR x Fluminense, no CT do Caju
- 17h30 – Flamengo x Atlético-MG, no Luso-Brasileiro (Sportv)
- 19h – Bragantino x Grêmio, no CPD Atibaia
Fonte: ge