Fernando Diniz enfrentará um desfalque relevante ao escalar o Vasco na próxima partida do Brasileirão, que será contra o Bahia no domingo, em Salvador. Philippe Coutinho recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Grêmio e ficará fora pela primeira vez após 23 partidas seguidas. Com isso, o meia encerrará sua maior sequência de jogos desde seu retorno ao futebol brasileiro.
Coutinho superou os problemas físicos que enfrentou em 2024 e se tornou fundamental para Fernando Diniz. Durante a sequência de 23 jogos, ele foi titular em 22, tendo saído do banco apenas na estreia, um empate em 0 a 0 contra o CSA na Copa do Brasil.
Philippe Coutinho em Grêmio x Vasco pelo Brasileirão 2025 — Foto: Maxi Franzoi/AGIF
A última vez que Coutinho ficou fora foi em julho, quando teve que desfalcar o time em quatro jogos devido a uma lesão na panturrilha. Nesse período, ele sentiu dores antes do clássico contra o Botafogo e teve que jogar no limite. Após isso, ele não participou das partidas contra o Independiente del Valle na Sul-Americana, nem dos jogos contra Grêmio e Internacional.
Desde então, Coutinho tem sido presença constante em todos os jogos do Vasco, ao contrário de 2024, quando enfrentou várias lesões que impediram sua continuidade.
E quem joga?
Com a ausência do camisa 10, como o Vasco se organizará no meio-campo para o próximo jogo? Coutinho participou de 30 dos 35 jogos que Fernando Diniz comandou na equipe. Desde a última janela de transferências, o treinador conta com Matheus França como uma nova opção no meio-campo. Ele já atuou em 13 partidas, sempre saindo do banco e, na maioria das vezes, substituindo Coutinho.
Matheus França em ação em Vasco x Vitória — Foto: Matheus Lima/Vasco
O jogador foi escolhido para entrar no final do jogo contra o Grêmio na posição de Coutinho, mas ainda busca sua primeira assistência ou gol pelo clube, o que não tem animado a torcida.
Outra opção é Nuno Moreira, que pode atuar mais centralizado. Diniz já utilizou o português em algumas partidas nessa função, devido sua habilidade em fazer conexões no meio-campo.
Por fim, Tchê Tchê pode ser uma alternativa mais avançada, com a inclusão de um volante. Essa estratégia também já foi utilizada por Diniz, que pode fazer ajustes como a volta de Cuesta para a zaga e colocar Hugo Moura ao lado de Barros no meio, ou ainda escalar Thiago Mendes, que treinou como titular durante a Data Fifa.
Vasco e Bahia se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com quatro derrotas consecutivas, o time de Diniz acumula 42 pontos e ocupa a 12ª posição na tabela.
Fonte: ge







