Finalista no futebol feminino das Olimpíadas de Paris, Angelina deu início à carreira no Vasco. No sábado, a volante vai em busca da medalha de ouro com a seleção brasileira, na final contra os Estados Unidos. A partida está marcada para as 12h (de Brasília), no estádio Parc des Princes.
A ex-jogadora cruzmaltina tem a oportunidade de fazer história com o Brasil, que ainda não conquistou o lugar mais alto do pódio no futebol feminino nos Jogos Olímpicos – a equipe ficou com a medalha de prata em 2004 e 2008.
Angelina nasceu nos Estados Unidos e se mudou para o Brasil aos 4 anos de idade. Com dupla nacionalidade, a jogadora se encantou pelo esporte no país do futebol e começou a praticar logo após sua mudança. Aos 12 anos, ela foi aprovada em um teste no Vasco.
– Quando Angelina chegou ao Vasco para o teste, percebemos que ela tinha uma habilidade única com a bola, uma habilidade com elegância. Era uma maneira diferente de jogar e uma postura singular. Mesmo sendo bastante jovem, já conseguíamos notar – relembrou o ex-técnico da volante, Antony Menezes, em entrevista ao ge no ano passado.
Assista à reportagem da VascoTV com Angelina no vídeo acima.
A volante recebeu seu primeiro chamado para a seleção brasileira aos 14 anos. Aos 16, ela participou de um torneio sub-20 pelo Vasco como titular.
– Ela sempre foi muito focada e já percebíamos que ela teria um futuro promissor porque era determinada a querer evoluir – afirmou o ex-treinador.
Esta é a segunda vez que Angelina participa das Olimpíadas. Em Tóquio, ela era reserva de Formiga, sua principal inspiração no futebol. Em 2023, a ex-jogadora do Vasco foi convocada para a Copa do Mundo e, neste ano, disputará a final dos Jogos Olímpicos na França.
– Tenho certeza de que ela construirá uma história tão grandiosa quanto a de Formiga – concluiu Antony.
A atleta foi titular do Brasil na vitória por 4 a 2 sobre a Espanha, na semifinal das Olimpíadas. Angelina já tinha sido titular contra o Japão (derrota por 2 a 1) na fase de grupos, e entrou em campo contra a França (vitória por 1 a 0) nas quartas de final.
O sucesso e as constantes convocações para a Seleção fizeram Angelina deixar o Vasco precocemente. Em 2017, ela se transferiu para o Santos. No Brasil, a jogadora também defendeu o Palmeiras antes de assinar com o OL Reign, dos Estados Unidos. Em 2024, ela acertou com o Orlando Pride, mesmo clube de Marta, que também foi revelada em São Januário.
O futebol feminino está em fase de reestruturação no Vasco. Recentemente, a equipe conquistou o título da Série A3 do Brasileirão e disputará a Segunda Divisão no próximo ano.
Fonte: ge