Assim como ocorreu no final do ano passado, a equipe de base do Vasco vem sendo pouco aproveitada no início de 2024. Nos dois jogos da semifinal do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu, o técnico Ramón Díaz optou por não incluir nenhum jogador formado nas categorias de base do clube.
Exceto pelos dois primeiros jogos do campeonato estadual, nos quais o elenco principal estava em preparação no Uruguai. Sob o comando do treinador da equipe sub-20, William Batista, a equipe contou com a presença de 12 atletas formados no clube nos confrontos contra Boavista (vitória) e Sampaio Corrêa (empate).
Com o retorno de Ramón Díaz e sua comissão técnica ao Brasil, alguns jovens jogadores foram utilizados nos primeiros três jogos da equipe principal, quando foi realizado um rodízio de elenco.
Na terceira rodada do Carioca, atuando com uma equipe praticamente reserva, Julião e Rayan tiveram a oportunidade de começar jogando e permaneceram em campo durante toda a partida que resultou na vitória por 2 a 0 sobre o Madureira. O avançado, inclusive, foi responsável por um dos gols. No jogo seguinte, um empate com o Bangu, Erick Marcus foi titular e substituído no intervalo.
No quinto jogo, contra o Nova Iguaçu, Ramón proporcionou novas oportunidades a Julião e Rayan – o lateral-esquerdo foi substituído no intervalo e o avançado atuou os 90 minutos na derrota do Vasco.
A partir deste ponto, a equipe de base passou a ter menos destaque. Nos 10 jogos seguintes, apenas Lucas Eduardo teve oportunidade – o meio-campista do sub-20 entrou aos 42 minutos do segundo tempo na vitória sobre o Botafogo.
Até o momento em 2024, com Ramón Díaz à frente da equipe, o Vasco escalou apenas quatro jogadores formados nas categorias de base – três deles foram titulares em algumas partidas. Nos confrontos contra Flamengo, Audax, Fluminense, Volta Redonda, Marcílio Dias, Portuguesa, Água Santa e Nova Iguaçu (2), os jovens jogadores não entraram em campo.
Tempo de jogo dos jogadores da base com Ramón em 2024:
- Rayan – 264 minutos
- Julião – 148 minutos
- Erick Marcus – 107 minutos
- Lucas Eduardo – 10 minutos
No ano de 2023, um dos destaques do Vasco foi um jogador formado na base. Gabriel Pec foi titular durante praticamente todo o ano e teve sua temporada mais produtiva. Neste ano, o atacante foi transferido para o LA Galaxy por 10 milhões de dólares (aproximadamente R$ 49 milhões).
Com exceção de Pec, os jogadores da base tiveram menos oportunidades no final do ano passado devido à difícil situação do time, que brigou para evitar o rebaixamento até a última rodada do Brasileirão. Rayan, que começou a receber chances com Mauricio Barbieri e já havia marcado seu primeiro gol como profissional, atuou em apenas uma partida após a chegada de Ramón. Erick Marcus foi escalado cinco vezes pelo argentino em 2023.
A escassa utilização fez com que Ramón Díaz afastasse alguns jovens jogadores da base, que passaram a treinar separadamente do elenco enquanto o Vasco busca outras alternativas. É o caso, por exemplo, do lateral-esquerdo Julião, do meio-campista Rodrigo e do meia Marlon Santos. Alguns jogadores que estavam na mesma situação conseguiram se transferir: os zagueiros Miranda (Amazonas FC) e Zé Vitor (Volta Redonda) e o meio-campista Barros (Amazonas FC).
Fonte: ge
Entre para comentar com sua conta favorita:
Ou preencha os campos abaixo para comentar sem criar conta.