Para essa emocionante reestreia, a TV Globo escalou o narrador Gustavo Villani para comandar a transmissão. Os comentaristas serão Júnior e Paulo Nunes. Contudo, nem todos os torcedores poderão acompanhar o jogo pela TV aberta. A emissora terá o sinal disponível em dez estados, além do Rio de Janeiro, do Distrito Federal e da cidade mineira de Juiz de Fora. Os estados que poderão acompanhar a partida são: Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Sergipe, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
É importante destacar que a Globo e suas afiliadas também transmitem outros campeonatos estaduais. Amanhã, pela mesma faixa horária, o público de Pernambuco assistirá ao duelo entre Náutico e Petrolina, os catarinenses acompanharão Joinville contra Figueirense, enquanto os paraibanos verão Serra Branca frente a Campinense. Mais adiante, teremos exibições do Campeonato Mineiro, Gaúcho, Cearense e Mato-grossense.
A confirmação da volta da Globo ao Cariocão foi selada em dezembro, por meio de um acordo com a Brax, que incluiu o Vasco no seu pacote após dois anos. Agora, todos os times do Campeonato Carioca estão dentro do contrato coletivo de transmissão. A emissora vai apresentar um total de 11 partidas da competição, sendo sete na fase inicial e mais quatro nas semifinais e finais.
Além da TV aberta, o acordo também garantiu os direitos para plataformas pagas, de modo que sportv e Premiere também estarão no jogo neste ano. A partida do Vasco, por exemplo, será exibida em todo o Brasil nos dois canais, com narração de Júlio Oliveira e comentários de Pedro Moreno e Richarlyson. No domingo (12), às 19h, o embate entre Fluminense e Sampaio Corrêa-RJ também será transmitido pelo sportv e Premiere, com a narração de Everaldo Marques e comentários de Ana Thaís Matos e Fernando Prass.
No total, a primeira fase do torneio verá 22 jogos exibidos pelo sportv, com duas partidas por rodada. O Premiere mostrará todos os jogos que envolvem Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco.
O Campeonato Carioca ainda terá a Band no comando de 14 jogos na fase inicial, incluindo as partidas de Botafogo e Flamengo contra Maricá e Boavista, respectivamente, neste fim de semana. Na TV paga, o BandSports exibirá jogos sem os quatro grandes e o Canal GOAT no YouTube mostrará 42 jogos neste estágio do torneio, de acordo com a tabela oficial da Ferj.
A Globo estava fora do Cariocão desde a ruptura com a Ferj em 2020, após o Flamengo não assinar o contrato coletivo de transmissão com a emissora, aproveitando a “MP do Mandante” assinada pelo então presidente Jair Bolsonaro para transmitir seus jogos via FlaTV. Na ocasião, A Globo argumentou que a medida não se aplicava a campeonatos já com contratos firmados e decidiu rescindir após constatar que o Flamengo havia infringido sua exclusividade em relação ao Boavista, que havia sido transmitido primeiro na FlaTV. Hoje, cinco anos depois, a FlaTV é parceira do Globoplay.
Gustavo Villani vai narrar a volta do Cariocão à TV Globo após cinco anos Imagem: Globo
Fonte: Coluna Allan Simon – UOL