O treinador Marcelo Bielsa excluiu as estrelas do Uruguai da convocação divulgada nesta segunda-feira, para os amistosos que a ‘Celeste’ irá realizar na Malásia, durante a data Fifa de outubro. A finalidade é avaliar novos talentos para compor o time que disputará a Copa do Mundo no próximo ano.
Largo viaje pero ya llegamos, estamos en Malasia y hay mini-vlog subido a YouTube 📹 pic.twitter.com/1f7QQFnXeK
— Selección Uruguaya (@Uruguay) October 6, 2025
O meio-campista Federico Valverde, que está passando por um início de temporada inconsistente no Real Madrid, e o atacante Darwin Núñez, do Al-Hilal, estão entre os que não viajarão para enfrentar a República Dominicana no dia 10 de outubro e o Uzbequistão três dias depois.
Giorgian De Arrascaeta, do Flamengo, que é presença constante nas convocações da seleção uruguaia, também ficou de fora. Em compensação, outros quatro jogadores atuando no futebol brasileiro foram convocados: Puma Rodríguez, do Vasco, Emiliano Martínez e Facundo Torres, do Palmeiras, e Ignacio Laquintana, do RB Bragantino.
No gol, foram convocados Franco Israel (Torino) e Christopher Fiermarín (Tolima), enquanto o restante da equipe apresenta diversas novidades ou jogadores que não têm sido titulares frequentes sob a gestão de Bielsa à frente da ‘Celeste’.
O Uruguai finalizou as Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial do próximo ano na quarta posição, atrás apenas de Argentina, Equador e Colômbia.
Nos amistosos contra a República Dominicana, em Kuala Lumpur, e o Uzbequistão, em Malaca, Bielsa terá uma das últimas oportunidades em 2025 para avaliar novos atletas.
A próxima e última data Fifa deste ano será desafiante para a seleção uruguaia, que terá confrontos contra Estados Unidos e México em novembro.
Lista de convocados do Uruguai:
Goleiros: Franco Israel (Torino/ITA), Christopher Fiermarín (Tolima/COL).
Defensores: Puma Rodríguez (Vasco/BRA), Santiago Bueno (Wolverhampton/ING), Santiago Mouriño (Villarreal/ESP), Nicolás Marichal (Dínamo de Moscou/RUS), Marcelo Saracchi (Celtic/ESC).
Meio-campistas: Juan Manuel Sanabria (Atlético de San Luis/MEX), Nicolás Fonseca (León/MEX), Emiliano Martínez (Palmeiras/BRA), Rodrigo Zalazar (Braga/POR).
Atacantes: Kevin Amaro (Liverpool/URU), Ignacio Laquintana (RB Bragantino/BRA), Facundo Torres (Palmeiras/BRA), Luciano Rodríguez (Neom/ASA), Agustín Álvarez Martínez (Monza/ITA), Federico Viñas (Oviedo/ESP).
Fonte: Gazeta Esportiva