O Santos sofreu uma dura derrota para o Vasco, perdendo por 6 a 0 na tarde deste domingo, no Morumbi, durante a 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Cléber Xavier foi demitido após o jogo. Os gols do time carioca foram marcados por Lucas Piton, David, Coutinho (2), Rayan e Tchê Tchê.
No primeiro tempo, o Santos saiu atrás, perdendo por 1 a 0 e, apesar de criar oportunidades claras no início do segundo tempo, não conseguiu empatar. Após o segundo gol do Vasco, o desempenho do Peixe caiu drasticamente, permitindo que o adversário ampliasse a vantagem com facilidade.
Neymar deixou o campo visibly abatido, e foi consolado no centro do campo pelo técnico do Vasco, Fernando Diniz. Com essa derrota, o Santos interrompeu sua série de duas vitórias consecutivas e caiu para a 15ª colocação, somando 21 pontos. Em contrapartida, o Vasco subiu para a 16ª posição, agora com 19 pontos.
Nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Santos enfrentará o Bahia no domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, enquanto o Vasco jogará um duelo atrasado da 14ª rodada contra o Juventude, às 19h desta quarta-feira, no Estádio Alfredo Jaconi.
O jogo
A partida começou com oito minutos e o Santos teve sua primeira chance com uma cobrança de falta rápida. Neymar lançou Guilherme na área, que finalizou, mas foi bem defendido por Léo Jardim.
O Vasco abriu o placar com um gol de Nuno Moreira, que cruzou para a segunda trave, e Piton cabeceou para marcar. A confirmação do gol veio após revisão do VAR, que descartou qualquer irregularidade na jogada.
Aos 28 minutos, o Santos teve um pênalti a seu favor marcado após Neymar sofrer falta na área. No entanto, um impedimento foi identificado no início da jogada, anulando a penalidade.
SEGUNDO TEMPO
No começo do segundo tempo, o Santos teve uma grande oportunidade de empatar, mas Guilherme desperdiçou um chute em cima do gol. Em seguida, ele quase garantiu um gol de Barreal, que acertou a trave.
O Santos pagou caro pela falta de eficiência, pois Lucas Piton abriu a jogada e David completou para marcar o segundo gol do Vasco. Logo após, o Peixe levou o terceiro gol de Coutinho, que teve um gol fácil após um rebote.
O Vasco conseguiu um pênalti, que Rayan converteu, abrindo 4 a 0. Em pouco tempo, Coutinho fez o quinto gol e aumentou a vantagem. O sexto gol veio com um toque por cobertura de Tchê Tchê, finalizando uma tarde desastrosa para o Santos, que ainda viu um gol de Guilherme ser anulado por impedimento.
FICHA TÉCNICASANTOS 0 X 6 VASCO
Data: 17 de agosto de 2025, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Público: 54.474 torcedores
Renda: R$ 4.344.635,00
GOLS: Lucas Piton, aos 17′ do 1ºT, David, aos 6′ do 2ºT, Coutinho, aos 8′ do 2ºT e aos 16′ do 2ºT, Rayan, aos 14′ do 2ºT, e Tchê Tchê, aos 22′ do 2ºT (Vasco)
Cartões amarelos: Hugo Moura, Jair e Tchê Tchê (Vasco) / Luisão e Neymar (Santos)
Cartão vermelho: nenhum
SANTOS: Gabriel Brazão; Mayke, Luisão, Luan Peres e Souza (Escobar); Zé Rafael (Rollheiser), Gabriel Bontempo (Rincón) e Neymar; Barreal (Caballero), Guilherme e Tiquinho Soares (Luca Meirelles).
Técnico: Cleber Xavier
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Lucas Freitas, Hugo Moura (Lucas Oliveira) e Lucas Piton; Jair, Tchê Tchê (Thiago Mendes) e Coutinho; Nuno Moreira (GB), Rayan (Puma Rodríguez) e David (Léo Jacó).
Técnico: Fernando Diniz
Fonte: Gazeta Esportiva