O Vasco garantiu sua permanência na elite do Campeonato Brasileiro e almeja uma trajetória distinta neste ano. Depois de lutar contra o rebaixamento até a última rodada em 2023, a expectativa é de uma temporada mais tranquila em 2024.
Com um investimento em reforços que ultrapassa os R$ 120 milhões para a atual temporada, o Cruzmaltino visa alcançar as primeiras posições na classificação geral do Brasileirão. Esta é a meta estabelecida pela direção do futebol.
O elenco foi mantido na sua maioria, recebendo algumas contratações para reforçar a equipe. Entre os principais nomes estão os defensores Rojas e João Victor, bem como os meio-campistas Pablo Galdames e Juan Sforza. Para o setor ofensivo, foram contratados David, Adson e Clayton.
A experiência da comissão técnica é destacada como um dos pontos fortes desse time. Há dez meses à frente do elenco, Ramón Díaz e seu filho Emiliano preparam-se para a temporada, marcando a primeira vez que um treinador estrangeiro inicia o Brasileirão pelo clube.
O goleiro Léo Jardim, o lateral Lucas Piton e o meio-campista Payet são os destaques do elenco vascaíno atualmente. Léo Jardim, inclusive, foi convocado para a Seleção Brasileira após atuações de destaque.
“Estamos bastante otimistas, como mencionei. Queremos colocar o Vasco no patamar que ele merece. Sabemos que a torcida sofreu nos últimos anos, não é mesmo? O ano passado foi particularmente desafiador, e não queremos repetir essa experiência. Nossa mentalidade para este ano é construir um time competitivo, capaz de conquistar vitórias e resultados para brigar no topo da tabela”, afirmou Jardim em entrevista exclusiva à Itatiaia.
Qual a expectativa do Vasco na Série A de 2024?
Joel Silva, comentarista do canal Atenção, Vascaínos!
“O Vasco é uma incógnita neste Campeonato Brasileiro. Apesar das contratações, o elenco não evoluiu como se esperava. Para muitos, houve até um enfraquecimento com as saídas de Gabriel Pec e Marlon Gomes, somado às lesões de Paulinho e Jair.
A esperança por um Brasileirão tranquilo está em Payet. O francês é a melhor notícia do Vasco em 2024. Mesmo com problemas físicos no último ano, o camisa 10 contribuiu em momentos decisivos, e agora espera-se que possa ser ainda mais decisivo. Payet é um craque, e poucas equipes na competição têm um jogador desse calibre”.
Matheus Guimarães, repórter do Lance!
“As perspectivas indicam que o Vasco pode enfrentar mais um Campeonato Brasileiro complicado. A equipe de Ramón Díaz revelou falhas em partidas recentes, especialmente na semifinal do Carioca. As ausências por lesão são significativas, e a diretoria ainda não solucionou essas lacunas até o momento.
A diferença em relação ao ano anterior é que a janela de transferências no meio da temporada só abrirá no segundo turno. Tentativas estão sendo feitas, porém, os processos precisam de urgência até 19 de abril. Caso contrário, o passado se repetirá no futuro”.
Perfil do clube
Club de Regatas Vasco da Gama
Fundação: 21 de agosto de 1898
Modelo de gestão: SAF
Presidente: Pedrinho/Sócio majoritário: 777 Partners
Títulos na Série A: 1974, 1989, 1997 e 2000
Campanha de 2023: 15º colocado
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro
Elenco atualizado do Vasco
Goleiros
Léo Jardim
Keiller
Halls
Zagueiros
Medel
Léo
Maicon
João Victor
Lyncon
Laterais
Pumita Rodríguez (D)
Paulo Henrique (D)
Robert Rojas (D)
Lucas Piton (E)
Victor Luís (E)
Matheus Julião (E)
Leandrinho (E)
Meio-campistas
Zé Gabriel
Jair
Juan Sforza
Matheus Carvalho
Pablo Galdames
Paulinho
Praxedes
Dimitri Payet
JP
Guilherme Estrella
Atacantes
David
Adson
Serginho
Rossi
Rayan
Pablo Vegetti
Clayton
Treinador: Ramón Díaz
Fonte: Itatiaia