Vasco apresenta um histórico positivo diante de equipes que estão na zona de rebaixamento, como o Cuiabá.

Sem conquistar uma vitória há mais de trinta dias, o Vasco está em busca de reconquistar a boa fase na temporada. Após a desagradável eliminação para o Atlético-MG na semifinal da Copa do Brasil, o Cruz-Maltino tenta se reerguer no duelo contra o Cuiabá, nesta quinta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), em São Januário, em uma partida adiada referente à 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O último triunfo do Vasco ocorreu contra o Vitória, onde venceram por 1 a 0, no dia 1º de setembro. Desde então, houve uma sequência de oito partidas, resultando em quatro derrotas e quatro empates, além da queda na Copa do Brasil. O mau desempenho acendeu um sinal de alerta em São Januário, e o Cruz-Maltino precisa mostrar uma resposta rápida para a sua torcida.

Para acabar com a sequência negativa e recuperar a confiança na temporada, o Vasco se apoia no bom histórico contra os clubes que estão na parte inferior da tabela. Em oito confrontos contra Atlético-GO, Athletico-PR e Corinthians neste ano, foram quatro triunfos, um empate e duas derrotas. O retrospecto contra o Cuiabá também traz boas lembranças: em quatro partidas, o Vasco conseguiu duas vitórias e dois empates, marcando quatro gols e sofrendo apenas um.

Entre os times na zona de rebaixamento, o adversário mais frequente foi o Athletico-PR. O Vasco se deparou com o Furacão em quatro ocasiões, sendo duas pelo Campeonato Brasileiro e duas pela Copa do Brasil. No fim das contas, cada time saiu vencedor duas vezes, mas o Cruz-Maltino se destacou ao avançar na competição eliminatória após triunfar nos pênaltis por 5 a 4 na Ligga Arena.

O Vasco também enfrentou o Atlético-GO tanto no Brasileirão quanto na Copa do Brasil. No jogo do primeiro turno, saiu com um resultado positivo de 1 a 0 fora de casa. Já no torneio eliminatório, empatou em 1 a 1 como visitante, e garantiu uma vitória apertada em São Januário para garantir sua vaga nas quartas de final. O quarto e último embate contra o time goiano acontecerá na 36ª rodada do Brasileiro.

Por último, vale destacar que o Vasco derrotou o Corinthians por 2 a 0 em São Januário, no único duelo entre as duas equipes neste ano. Ademais, o desempenho também é favorável contra os times que estão próximos da zona de descenso, como Vitória, Juventude, Bragantino e Grêmio, totalizando mais oito jogos, com três vitórias, dois empates e três derrotas (todas fora de casa).

Rafael Paiva em treino do Vasco - Foto: Matheus Lima / VascoRafael Paiva em treino do Vasco – Foto: Matheus Lima / Vasco

Fonte: O Dia