No dia 8 de janeiro de 2000, no Maraca com mais de 70 mil torcedores, o Vasco da Gama goleou o Manchester United-ING por 3×1, no Mundial de Clubes da Fifa. O time inglês era o atual campeão europeu, mas não esperava encarar uma certa dupla de craques do lado Cruzmaltino.
Romário e Edmundo, que tiveram muitas desavenças quando atuaram juntos, mas naquele jogo estavam em sintonia, proporcionaram ao público uma exibição de gala. Os ingleses não viram a cor da bola naquela partida da segunda rodada da fase de grupos.
O Gigante da Colina, que representava o Brasil no torneio ao lado do Corinthians, desfilava um futebol bonito e elegante e naquele jogo conseguiu marcar três gols sobre os campeões da Champions League, ainda no primeiro tempo, com dois tentos do Baixinho.
No entanto, o gol que realmente marcou aquele confronto foi o de Edmundo. O Animal recebeu passe do lateral Gilberto e com muita inteligência aplicou um lençol de costas para cima do zagueiro Silvestre, que ficou caído no chão, antes de tocar a bola para dentro na saída do goleiro dos Reds.
Um Vasco arrasador, um verdadeiro esquadrão que dois anos antes conquistou a Libertadores e perdeu injustamente o Mundial de Clubes para o Real Madrid, no Japão. Naquele ano, infelizmente o Gigante voltou a perder a final, desta vez nos pênaltis para o Corinthians. No entanto, aquela partida contra o Manchester United sempre permanecerá na memória dos Cruzmaltinos.