Em queda acentuada no Campeonato Brasileiro, o Vasco se vê novamente na parte inferior da tabela e precisa urgentemente de cálculos para evitar a zona de rebaixamento. Ao final da atual rodada, a distância do Vasco para o Z-4 poderá ser reduzida para apenas três pontos, dependendo do resultado do confronto entre Internacional e Santos nesta segunda-feira, no Beira-Rio.
Se o Santos vencer, essa será a menor diferença que o Vasco terá para a zona de rebaixamento nos últimos três meses. Sob o comando de Fernando Diniz, a equipe acumulou a quinta derrota consecutiva — a sequência mais negativa da edição deste Campeonato Brasileiro — e permanece estagnada com 42 pontos.
Fernando Diniz, em Bahia x Vasco — Foto: Jhony Pinho/AGIF
A última vez que o Vasco esteve tão próximo da zona de rebaixamento foi após a 22ª rodada, quando ocupava a 15ª posição com 25 pontos, enquanto o Vitória, primeiro time no Z-4, tinha 22. Naquela rodada, ambos os times venceram: o Vasco triunfou sobre o Sport por 3 a 2 na Ilha do Retiro, e o Vitória venceu o Atlético-MG.
O time, que antes tinha esperanças de lutar pela Copa Libertadores, após quatro vitórias consecutivas, agora corre o risco de ficar fora até da classificação para a Copa Sul-Americana se o Internacional ganhar ou se o Ceará empatar ou vencer o Mirassol nesta segunda.
Distância do Vasco para o Z-4:
Veja os cenários de distância para o Z-4
- Vitória do Internacional – 5 pontos para o Z-4
- Empate – 4 pontos para o Z-4
- Vitória do Santos – 3 pontos para o Z-4
Matheus França, Bahia x Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
Com uma possível vitória do Santos, o Vitória passaria a ser o primeiro na zona de rebaixamento com 39 pontos. Contudo, o Vasco não enfrenta risco matemático de entrar no Z-4 na próxima rodada devido aos critérios de desempate, já que atualmente possui 12 vitórias, contra as nove do time baiano.
Independente de como termine o jogo no Beira-Rio, o próximo duelo do Vasco será repleto de pressão. A equipe enfrentará o Internacional em São Januário, necessitando de uma vitória para afastar a ameaça do rebaixamento. O confronto está marcado para a próxima sexta-feira, às 19h30 (horário de Brasília).
Fonte: ge






