Nesta sexta-feira, o Vasco formalizou, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a transferência do potencial construtivo de São Januário. Com isso, o clube cruzmaltino poderá finalmente explorar a venda dos direitos para realizar obras no local, e algumas empresas já demonstraram interesse, assinando opções de compra.
💡 no jogo contra o Vitória 💪💢
📸 Matheus Lima | #VascoDaGama pic.twitter.com/2DtCazJgMX
— Vasco da Gama (@VascodaGama) October 3, 2025
“Expresso minha gratidão ao prefeito Eduardo Paes, ao presidente da Câmara de Vereadores, Carlo Caiado, e ao Alexandre Isquierdo, pelo empenho e dedicação que possibilitaram a assinatura definitiva do potencial construtivo, realizada hoje”, declarou Pedrinho, Presidente do Vasco.
“Esse é um momento histórico para o Vasco. Esperamos iniciar as obras o quanto antes e realizar o sonho de nossos torcedores”, completou.
A SOD Capital é a principal interessada na aquisição do potencial construtivo de São Januário, garantindo exclusividade para a opção de compra até dezembro deste ano.
Reforma de São Januário
Com a venda desses direitos, o Vasco visa arrecadar fundos para a reforma de seu estádio, tendo como meta alcançar um montante em torno de R$ 500 milhões.
O que é a venda do potencial construtivo?
Ao negociar o potencial construtivo de São Januário, o Vasco não vende parte do terreno, mas sim o direito de construir além dos limites permitidos pela legislação urbana. O comprador terá a capacidade de aplicar esse direito em outro terreno, podendo exceder as restrições de construção previamente estabelecidas pelo município.
Calendário do Vasco
- Vasco x Vitória: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e hora: 05 de outubro de 2025 (domingo), às 16 horas (de Brasília)
- Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Fonte: Gazeta Esportiva