O Vasco teve uma atuação impressionante ao vencer o Santos por 6 a 0 no Morumbi, destacando-se na 20ª rodada do Brasileirão e na seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata 2025. O time contou com seis jogadores na lista da rodada, incluindo o técnico Fernando Diniz.
O meia Philippe Coutinho, que marcou dois gols, foi o melhor da rodada com uma nota de 8,36. Lucas Piton, que abriu o placar e ainda proporcionou uma assistência, ficou em segundo lugar com 8,17, seguido por David, que anotou um gol e deu duas assistências.
Na lista dos cinco maiores pontuadores da 20ª rodada, destacaram-se também o atacante Pedro, do Flamengo, com dois gols na vitória sobre o Internacional (3 a 1 no Beira-Rio), e Kevin Serna, do Fluminense, que contribuiu com duas assistências na vitória contra o Fortaleza (2 a 1).
A seleção do Bola de Prata da 20ª rodada ficou assim: Ronaldo (Bahia), Maik (São Paulo), Balbuena (Grêmio), Lucas Freitas (Vasco) e Lucas Piton (Vasco); Tchê Tchê (Vasco), Nuno Moreira (Vasco) e Philippe Coutinho (Vasco); Serna (Fluminense), Pedro (Flamengo) e David (Vasco). Técnico: Fernando Diniz (Vasco).
Melhores da rodada 20 do Prêmio Bola de Prata ESPN – Foto: Getty Images
Na seleção geral do campeonato, houve duas mudanças em comparação ao time que finalizou o primeiro turno. Paulo Henrique, do Vasco, se destacou na goleada sobre o Santos, conquistando a liderança na lateral direita e superando o argentino Giay, do Palmeiras. Entre os treinadores, Filipe Luís, do Flamengo, retomou a primeira colocação, desbancando Hernán Crespo, do São Paulo.
Arrascaeta, que deu duas assistências na vitória sobre o Inter, mantém a liderança do Bola de Ouro, seguido de perto por Kaio Jorge, do Cruzeiro, que marcou o gol de empate no jogo contra o Mirassol, totalizando 14 gols no campeonato.
A seleção do Bola de Prata ESPN ficou assim após a 20ª rodada: Walter (Mirassol), Paulo Henrique (Vasco), Léo Ortiz (Flamengo), Fabrício Bruno (Cruzeiro) e Luciano Juba (Bahia); Marlon Freitas (Botafogo), Alan Patrick (Internacional), Arrascaeta (Flamengo) e Matheus Pereira (Cruzeiro); Erick Pulga (Bahia) e Kaio Jorge (Cruzeiro). Técnico: Filipe Luís (Flamengo).
Seleção geral dos melhores do Prêmio ESPN Bola de Prata após 20 rodadas – Foto: Arte/ESPN
Desde 2024, o Prêmio ESPN Bola de Prata mantém seu formato, ao adotar uma seleção mais flexível, permitindo composições variáveis no meio e ataque e premiando o melhor goleiro, dois zagueiros e dois laterais (direito e esquerdo). Das outras seis vagas do time ideal, são obrigatórios um volante, um meia e um atacante, enquanto os demais jogadores com as melhores médias entram, respeitando o limite de 3 jogadores por posição. Assim, a formação da seleção pode variar a cada rodada.
Desde 2017, a pontuação é composta por 40% de estatísticas (com o Algoritmo DataESPN) e 60% das notas atribuídas pelos jornalistas.
Fonte: ESPN