Prestes a encarar o decisivo jogo de volta da final da Copa do Brasil, o Vasco se vê em um momento crucial. O time conta com um grupo de 13 jogadores que ainda buscam a glória de conquistar um título de relevância, seja em competições internacionais ou nacionais. Dentre esses atletas, cinco são titulares.
Jogadores em busca do primeiro título
Para a análise, foram considerados apenas os jogadores convocados para a partida de ida contra o Corinthians, além dos lesionados Lucas Piton, Jair e Adson, que sempre foram parte da equipe quando disponíveis. A lista inclui: Paulo Henrique, Lucas Piton, Cauan Barros, Thiago Mendes, Nuno Moreira, Vegetti, Rayan, Lucas Oliveira, Paulinho, Mateus Carvalho, Adson, GB e Pablo.
Um levantamento do ge revelou que, na história da Copa do Brasil, apenas seis jogadores do elenco vascaíno já ergueram o troféu: Léo Jardim, Matheus França, Victor Luis, Tchê Tchê, Jair e David (duas vezes). Desses, apenas Jair, Tchê Tchê e David (pelo São Paulo) participaram de pelo menos cinco jogos durante a campanha.
Histórico de vitórias
Se considerarmos também a segunda divisão, o número de títulos do elenco aumentaria em cinco, já que Coutinho (Vasco 2009), Thiago Mendes (Goiás 2012) e Lucas Oliveira (Cruzeiro 2022) foram campeões da Série B, enquanto Vegetti levantou o troféu da segunda divisão argentina em 2022 com o Belgrano. Lucas Freitas também conquistou a segunda divisão portuguesa com o Moreirense na temporada 2022/23.
Tchê Tchê se destaca como o atleta mais vitorioso do Brasil, enquanto Coutinho é o maior campeão no exterior. Abaixo, confira a lista completa dos campeões de títulos nacionais e internacionais.
Philippe Coutinho
Vitorioso em sua trajetória, Coutinho conquistou a Copa e Supercopa da Itália pela Internazionale na temporada 10/11. No Barcelona, faturou duas edições da La Liga (17/18 e 18/19), uma Copa do Rei (17/18) e uma Supercopa da Espanha (18/19). Os últimos troféus de sua carreira foram obtidos com o Bayern de Munique na temporada 19/20 — Campeonato alemão, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões.
Tchê Tchê
Conhecido como “chama-título”, o volante é o jogador do Vasco com mais conquistas. Ele iniciou sua trajetória vitoriosa pela Supercopa da Ucrânia em 2018 com o Dínamo de Kiev. No Palmeiras, foi bicampeão brasileiro (2016 e 2018) e, no Atlético-MG, fez parte do time que faturou o Brasileirão e a Copa do Brasil em 2021, além da Supercopa do Brasil em 2022. No Botafogo, levantou os troféus do Brasileirão e da Libertadores em 2024.
Carlos Cuesta
Campeão colombiano pelo Atlético Nacional em 2017, Cuesta ainda conquistou a copa e supercopa da Bélgica pelo Genk, além de triunfar no campeonato e na copa da Turquia pelo Galatasaray em 2025.
Léo Jardim
Além de ter vencido a Copa do Brasil, Léo Jardim também foi campeão da Libertadores pelo Grêmio (sem ter atuado) e da Supercopa da França pelo Lille como titular.
Robert Renan
Renan foi campeão russo nas temporadas 22/23 e 23/24 pelo Zenit, jogando em poucos jogos, e foi titular na conquista da Supercopa da Rússia em 2023.
Puma Rodríguez
Rodríguez conquistou o campeonato uruguaio pelo Nacional em 2022.
Matheus França
França participou das campanhas vitoriosas na Copa do Brasil e Libertadores pelo Flamengo em 2022, além de ter integrado o elenco do Crystal Palace campeão da Copa da Inglaterra.
Andrés Gómez
Gómez foi campeão da Copa da Colômbia pelo Millionarios em 2022.
Daniel Fuzato
Fuzato atuou em um jogo na campanha do título do Brasileirão pelo Palmeiras em 2018 e foi campeão da Conference League com a Roma na temporada 2021/22.
Lucas Freitas
Freitas foi relacionado em duas partidas da campanha do título brasileiro do Palmeiras em 2022, além de vencer o Paulistão no mesmo ano e a Série B de Portugal com o Moreirense.
Victor Luís
Luís é campeão da Copa do Brasil 2015, do Brasileirão 2018 e da Libertadores 2021 com o Palmeiras.
Hugo Moura
Moura fez parte das campanhas do título do Brasileirão e da Libertadores do Flamengo em 2019, além de conquistar a Supercopa do Brasil em 2020 e 2021 pelo clube.
David
O atacante é bicampeão da Copa do Brasil com o Cruzeiro em 2018 e com o São Paulo em 2023.
Jair
Jair é campeão brasileiro, da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil com o Atlético-MG.
Fonte: ge
Vegetti comemora gol do Vasco sobre o Fluminense: argentino busca primeiro título relevante da carreira — Foto: André Durão
Entre com sua conta favorita para comentar:
Ou, se preferir, preencha o formulário abaixo para comentar sem criar conta.