Pela primeira vez na trajetória do clube, o Vasco terá um técnico estrangeiro na estreia do Campeonato Brasileiro. Com passagem no clube desde o ano passado, o argentino Ramón Díaz dará início à competição no dia 14 de abril, às 16h, enfrentando o Grêmio em São Januário.
Além de Ramón, o Vasco teve outros nove treinadores internacionais, porém nenhum iniciou o Brasileirão como comandante. Muitos dirigiram a equipe antes da criação do campeonato, e a maioria assumiu ao longo da temporada.
Os técnicos de fora do país do Vasco:
Henry Welfare (Inglaterra): novembro de 1926 a junho de 1937
Carlos Scarone (Uruguai): abril de 1938 a maio de 1939
Ramón Platero (Uruguai): maio de 1939 a abril de 1940
Ondino Vieira (Uruguai): março de 1943 a julho de 1946
Ernesto Santos (Portugal): julho a outubro de 1946
Roque Calocero (Argentina): outubro de 1946 até janeiro de 1947
Filpo Núñez (Argentina): abril a agosto de 1960
Abel Picabéa (Argentina): outubro de 1960 a fevereiro de 1961
Ricardo Sá Pinto (Portugal): outubro a dezembro de 2020
Ramón Díaz chegou ao Vasco em julho do ano passado com a missão de evitar o rebaixamento da equipe. Objetivo alcançado. Em 24 jogos, foram dez vitórias, oito derrotas e seis empates. Nesta temporada, o treinador acumula seis vitórias, duas derrotas e cinco empates em 13 partidas. No geral, o desempenho no clube é de 53,15%.
Com mais de um mês sem compromissos, o treinador dispôs de tempo para preparar a equipe para o Brasileirão. O Vasco realizou dois jogos de preparação – vencendo Olaria e Volta Redonda – e terá um outro desafio contra o América-MG no sábado, em São Januário.
– O nosso propósito é iniciar o campeonato de forma consistente. Vamos jogar em casa, diante da nossa torcida. Buscamos realizar uma boa apresentação, e estamos em evolução. Os novos jogadores estão se adaptando ao nosso estilo e às nossas demandas. Estou muito satisfeito – afirmou Ramón Díaz ao site oficial do Vasco.
Fonte: ge