O Botafogo conquistou uma vitória sobre o Vasco, marcando 2 a 0 neste sábado, durante a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Os gols que garantiram o triunfo alvinegro ocorreram no segundo tempo, com Arthur Cabral e Nathan.
Com essa vitória, o Botafogo alcançou 21 pontos, aproximando-se das primeiras posições do torneio, enquanto o Vasco permanece com 13 pontos, na parte inferior da tabela.
O Vasco irá enfrentar o Independiente del Valle na próxima terça-feira, em Quito, pelo jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. O Botafogo, por sua vez, jogará contra o Vitória na quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, na próxima rodada do Campeonato Brasileiro.
O JOGO
O clássico começou de forma intensa. O Botafogo quase abriu o placar logo no início, quando Savarino cobrou uma falta na área, mas a bola passou próxima ao gol. Em resposta, o Vasco teve uma boa chance com Coutinho, cujo chute da entrada da área foi defendido com eficiência por John.
Enquanto o Vasco controlava mais a posse de bola, foi o Botafogo que teve as melhores oportunidades de marcar. Arthur Cabral recebeu um passe na área e viu sua finalização ser defendida por Léo Jardim. Logo após, Kaio Fernando cabeceou a gol, mas o goleiro do Vasco estava atento.
Após esses momentos, o Botafogo começou a dominar a posse. A equipe teve um pênalti marcado a seu favor quando João Victor tocou a bola com a mão, mas o árbitro, após consultar o VAR, anulou a cobrança ao identificar uma falta de Artur.
No final do primeiro tempo, o Vasco conseguiu igualar as ações, e o clássico se concentrava principalmente no meio-campo, mantendo o placar inalterado até o intervalo.
No reinício da partida, o Botafogo se sobressaiu e abriu o marcador logo aos dois minutos. Após chute de Montoro que foi defendido com rebote por Léo Jardim, Arthur Cabral aproveitou a oportunidade e colocou a bola na rede.
O Vasco tentou reagir e buscar o empate, mas o Botafogo quase aumentou a vantagem com Vitinho, que teve um chute para fora após um cruzamento. Rayan tentou responder pelo Vasco, mas parou na defesa de John.
Assim, o Vasco continuou sua busca pelo empate, porém abriu espaço para o Botafogo. Em um contra-ataque rápido, Nathan recebeu um passe na área e fez o segundo gol aos 33 minutos.
Esse segundo gol impactou a moral da equipe vascaína, e mesmo que o Botafogo quase ampliasse o placar novamente com Correa em outro contra-ataque, Léo Jardim fez uma excelente defesa.
Nos minutos finais, o Vasco se esforçou para diminuir a desvantagem, mas cometeu erros que impediram a mudança no placar. O Botafogo administrou bem o resultado, assegurando a vitória em Brasília.
FICHA TÉCNICA
VASCO 0×2 BOTAFOGO
Campeonato Brasileiro – 13ª rodada
Data e horário: 12/07/2025 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Wagner Reway (SC)
Cartão Amarelo: Barboza, Montoro (BOT); Freitas (VAS)
Cartão Vermelho:
Gols: Cabral, 2’/2ºT (0-1); Nathan, 34’/2ºT (0-2)
VASCO: Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Freitas (Cocão, 6’/2ºT) e Piton; Moura, Tchê Tchê, Moreira (GB, 37’/2ºT), Coutinho (Teixeira, 16’/2ºT) e Rayan (David, 37’/2ºT); Vegetti (Garré, 37’/2ºT). Técnico: Fernando Diniz.
BOTAFOGO: John; Vitinho, Pantaleão, Barboza e Telles; Gregore, Freitas e Savarino (Tucu, 16’/2ºT); Montoro (Allan, 37’/2ºT), Artur (Santi, 37’/2ºT) e Cabral (Nathan, 29’/2ºT). Técnico: Davide Ancelotti
VÍDEO
GALERIA
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Foto: ge
Foto: ge
ESTATÍSTICAS
Fonte: Gazeta Esportiva (texto), Jogada 10 (ficha), Youtube ge (vídeo), Reprodução Internet (fotos), ge (foto), X Acerj (estatísticas)