Hoje, o presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou a formação de um grupo que irá analisar e propor melhorias para a arbitragem no futebol brasileiro, seguindo um formato semelhante ao que foi utilizado para debater o fair play financeiro.
A reunião inaugural deste grupo de trabalho (GT) está agendada para segunda-feira, 10 de novembro, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O relatório final deverá ser entregue a Xaud até 20 de janeiro de 2026.
O GT contará com 62 integrantes, incluindo representantes de 16 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, como Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória. Além disso, haverá representantes de 11 clubes da Série B, incluindo América-MG, Athletic, Athletico-PR, Atlético-GO, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Ferroviária, Paysandu, Remo e Vila Nova.
O grupo também será formado por integrantes de 21 federações estaduais de futebol, abrangendo estados como Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Roraima, São Paulo e Sergipe.
Estarão ainda presente seis membros da CBF e da CBF Academy, dois do STJD, dois da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) e da Associação Brasileira dos Árbitros de Futebol (Abrafut), assim como um representante da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf). O grupo também contará com a participação dos ex-árbitros e comentaristas Sálvio Spinola e Nadine Basttos, além do ex-jogador Paulo Roberto Jamelli Júnior.
A CBF se responsabilizará pelas despesas de deslocamento e hospedagem dos participantes. A primeira reunião incluirá exposições de especialistas internacionais, debates e a apresentação do cronograma de atividades do grupo.
O presidente da Federação Amapaense de Futebol, Netto Góes, liderará o GT, com o diretor executivo de Gestão da CBF, Helder Melillo, atuando como relator da proposta.
Fonte: Blog Lauro Jardim – O Globo
Grupo de trabalho da Confederação Brasileira de Futebol vai discutir melhorias na arbitragem — Foto: Fábio Souza/CBF






