A disputa por uma vaga na final ocorrerá em dois jogos, sendo que o duelo de volta está marcado para o próximo domingo (1), no Maracanã. O vencedor do confronto garantirá a classificação para a decisão do torneio.
A equipe comandada por Fernando Diniz terminou a Taça Guanabara na segunda posição do Grupo A, somando 11 pontos. Nas quartas de final, o Vasco eliminou o Volta Redonda nos pênaltis, após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Contudo, o clube enfrenta uma semana difícil, tendo sido surpreendido pelo pedido de rescisão de Philippe Coutinho na última quarta-feira. No Campeonato Brasileiro, a equipe ainda não conquistou vitórias e se encontra na zona de rebaixamento. Fernando Diniz tem lidado com vaias e críticas da torcida nos últimos jogos.
Por sua vez, o Fluminense chega motivado, apresentando a melhor campanha do primeiro turno do Estadual e busca confirmar esse bom momento com a vaga na final. Sob o comando de Luis Zubeldía, o time avançou às semifinais ao vencer o Bangu por 3 a 1, utilizando um time misto, no último domingo. Esse resultado igualou a marca da década de 1940, com 16 vitórias consecutivas como mandante. Em 2026, o Fluminense contabiliza dez jogos, com oito vitórias, um empate e uma derrota, o que lhe confere o melhor aproveitamento entre os times da Série A até o momento.
Vasco e Fluminense se enfrentarão no Nilton Santos — Foto: André Durão
Onde assistir
- Transmissão: TV Globo, sportv e Premiere
- Tempo real: o ge acompanha lances da partida (clique aqui)
Escalações prováveis
Vasco – Técnico: Fernando Diniz
Durante a semana, Fernando Diniz realizou treinos com Paulo Henrique entre os titulares e Puma Rodríguez improvisado na lateral esquerda. Com essa formação, Lucas Piton deve começar no banco de reservas. Thiago Mendes sentiu dores no joelho e não participou das atividades no CT Moacyr Barbosa, e a expectativa é que ele seja preservado para o clássico. Johan Rojas é o favorito para substituir Coutinho, que rescindiu contrato.
O provável Vasco para o clássico: Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan, Puma Rodríguez (Lucas Piton); Barros, Tchê Tchê (Thiago Mendes), Rojas; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Brenner (Spinelli).
- Quem está fora: Jair (lesão no joelho); Thiago Mendes (dores no joelho); Cuiabano (poupado)
Fluminense – Técnico: Luís Zubeldía
Zubeldía deve utilizar força máxima no clássico, com os retornos do lateral-direito Samuel Xavier, do meia Lucho Acosto e do atacante Serna, que iniciaram no banco de reservas na partida contra o Bangu. O atacante Cano, que se recuperou de uma artroscopia no joelho, voltou aos treinos, mas não deve ser relacionado para o jogo contra o Vasco devido ao gramado sintético.
O provável Fluminense para o clássico: Fábio; Samuel Xavier, Freytes, Jemmes e Renê; Bernal, Martinelli e Lucho Acosta; Canobbio, Serna e John Kennedy.
- Quem está fora: ninguém.
Arbitragem
- Árbitro: Jodis Nascimento de Souza
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa
- Assistente 2: Carlos Henrique Alves de Lima Filho
- 4º árbitro: Carlos Tadeu Ferreira de Castro
- VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Fonte: ge



Rápido e simples. Depois você volta para este post automaticamente.
Entre para comentar com seu avatar. Você volta para este post automaticamente.
Crie sua conta em segundos. Você volta para este post automaticamente.