Vasco é o clube brasileiro que mais triunfou sobre europeus; recorde os momentos mais marcantes.

O Vasco da Gama se destaca como o clube brasileiro com mais vitórias sobre times europeus! Vamos relembrar alguns momentos inesquecíveis: 1️⃣ **1969 - Oitavas da Copa dos…

Longe da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes, o Vasco da Gama possui um recorde significativo. Ao lado do Santos, é o clube brasileiro com mais vitórias sobre times europeus na história, totalizando 114 triunfos, e acumula momentos inesquecíveis contra equipes do Velho Continente.

O mais recente encontro contra um clube europeu ocorreu em janeiro de 2013, quando o Vasco enfrentou o Ajax em um amistoso em São Januário, saindo vitorioso por 1 a 0. Este jogo foi a despedida de Pedrinho, que hoje é o presidente do clube, dos gramados. O gol da partida foi marcado pelo volante Wendel.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pedrinho dá chapéu em Eriksen, do Ajax, em despedida no Vasco — Foto: ReproduçãoPedrinho dá chapéu em Eriksen, do Ajax, em despedida no Vasco — Foto: Reprodução

Além deste confronto, o Vasco teve apenas outro compromisso contra clubes europeus no século 21. Em 2008, enfrentou o Hamburgo, da Alemanha, e perdeu por 2 a 1 em um amistoso realizado em Dubai.

No total, o clube participou de 237 partidas, com um aproveitamento de 54,9%. São 114 vitórias, 48 empates e 75 derrotas, totalizando 460 gols marcados e 334 sofridos.

Vitória sobre o United no Mundial de Clubes

Em 2000, Vasco vence Manchester United pelo Mundial de Clubes

Uma das vitórias mais memoráveis aconteceu no Mundial de Clubes de 2000, quando o Vasco enfrentou o Manchester United no Maracanã. O time carioca não teve dificuldades e venceu os ingleses por 3 a 1, na segunda rodada do torneio intercontinental, com uma grande apresentação de Romário e Edmundo.

O Vasco iniciou a partida arrasador, abrindo 3 a 0 no primeiro tempo, com dois gols de Romário e um golaço de Edmundo. Na etapa final, o time apenas administrou a vantagem, e Butt conseguiu descontar para o Manchester no final. O Vasco avançou para a final, mas foi derrotado pelo Corinthians nos pênaltis.

Edmundo, ídolo do Vasco, em ação contra o Manchester United — Foto: Reprodução/FifaEdmundo, ídolo do Vasco, em ação contra o Manchester United — Foto: Reprodução/Fifa

A partida se tornou histórica, sendo a maior vitória de um clube brasileiro sobre uma equipe europeia em 25 anos, até que o Flamengo igualasse essa marca com sua vitória sobre o Chelsea, no dia anterior.

Goleada sobre o Barça

No dia 23 de junho de 1957, o Vasco aplicou uma goleada impressionante sobre o Barcelona, vencendo por 7 a 2, e o feito ocorreu dentro da Espanha. O amistoso foi disputado no Estádio Les Corts, antigo lar do Barça. Isso aconteceu pouco antes da inauguração do Camp Nou.

Esse resultado é a segunda maior derrota sofrida pelo Barcelona em casa em toda a sua história, atrás apenas da famosa derrota de 8 a 2 para o Bayern de Munique, nas semifinais da Champions League 2019/2020.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vasco venceu o Barcelona em 1957 — Foto: ReproduçãoVasco venceu o Barcelona em 1957 — Foto: Reprodução

Nesta impressionante goleada, Laerte destacou-se com um hat-trick, enquanto Vavá anotou dois gols. Os outros gols foram marcados por Válter e Wilson Moreira. Os espanhóis marcaram com Villaverde e Martínez.

A derrota mais doída

Em 1998, melhores momentos de Real Madrid 2 x 1 Vasco, pela final do Mundial de Clubes

A derrota mais amarga para os torcedores do Vasco ocorreu em 1998, durante a final do Mundial de Clubes, quando o time enfrentou o Real Madrid no dia 1º de dezembro.

Após conquistar a Libertadores, o Vasco chegou ao mundial com um elenco estrelado, que incluía Juninho Pernambucano, Luizão, Mauro Galvão e Carlos Germano, pronto para enfrentar os espanhóis repletos de estrelas como Seedorf, Raúl e Redondo.

A partida começou bem, mas o Real Madrid abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo, quando um chute de Roberto Carlos desviou em Nasa, enganando o goleiro do Vasco. No entanto, o time carioca se manteve firme e conseguiu empatar com Juninho Pernambucano, aos 10 minutos do segundo tempo, aproveitando um rebote.

Ramon e Seedorf em Vasco x Real Madrid de 1998 pelo Mundial de Clubes — Foto: Getty ImagesRamon e Seedorf em Vasco x Real Madrid de 1998 pelo Mundial de Clubes — Foto: Getty Images

O Vasco continuou a pressionar e criar boas chances, mas acabou sofrendo o gol da derrota aos 38 minutos, resultado de uma jogada individual de Raúl, que desafiou a defesa vascaína e marcou, encerrando a partida em 2 a 1.

Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.