O Vasco anunciou o empréstimo do atacante Loide Augusto ao Rizespor, da Turquia. O vínculo será de um ano, com a opção de compra estipulada no contrato. O jogador angolano ficou fora das prioridades da comissão técnica após perder espaço sob o comando de Fernando Diniz.
Loide se encontrava em último na ordem de escolha do treinador para o ataque. Com as contratações de Matheus França e Andrés Gómez, seu espaço se restringiu ainda mais. A última vez que ele atuou foi em 2 de agosto, na derrota por 3 a 2 para o Mirassol, e não participou das partidas contra o CSA, na Copa do Brasil, e Atlético-MG, no Brasileirão. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo ge.
Durante sua passagem pelo Vasco, Loide disputou 18 partidas, sem registrar gols ou assistências. Um dos momentos mais notáveis ocorreu na partida contra o Operário, na Copa do Brasil, onde teve um chute defendido e fez um gesto direcionado a Fernando Diniz.
Ele atuou como titular apenas em duas ocasiões: nas derrotas para o Corinthians, 3 a 0, na 2ª rodada do Brasileirão, e para o Palmeiras, 1 a 0, na 7ª rodada.
Contratado em fevereiro, Loide Augusto foi trazido ao Vasco no final da janela de transferências como uma opção de velocidade para o ataque, uma grande necessidade do time. Sua negociação com o Alanyaspor, também da Turquia, foi marcada por transmissões ao vivo em que o jogador pediu para que sua transferência ao Vasco fosse concretizada.
“Ah, me deixem em paz. Eu nasci sozinho. Não nasci gêmeo. Não importa, os clubes têm que entender. Meu sonho sempre foi jogar no Brasil. É meu sonho. Independentemente do clube que vou jogar. Não sufoque o artista”, disse Loide na época.
O presidente do clube, Pedrinho, elogiou a coragem do jogador, ressaltando que sua postura durante as negociações foi crucial para o andamento do processo. O Vasco, por sua vez, investiu 1,5 milhão de euros (aproximadamente R$ 9 milhões) e o contrato inclui bônus de 1 milhão de euros (R$ 6 milhões) caso o atleta atinja certas metas.
No Rio de Janeiro, Loide enfrentou dificuldades de adaptação e viu Nuno Moreira, outro reforço para o lado esquerdo do ataque, se firmar como titular absoluto.
Fonte: ge