O mês de agosto traz desafios cruciais para o planejamento do Vasco, que busca melhorar seu desempenho no Campeonato Brasileiro e garantir uma vaga na Copa do Brasil. Desde o retorno dos jogos, a equipe ainda não venceu e precisa se afastar da zona de rebaixamento. Além disso, o clube se prepara para reforços importantes durante o último mês da janela de transferências.
Fernando Diniz, técnico do Vasco — Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas
Mercado de Transferências
A janela de transferências se encerra em um mês e a prioridade da diretoria é conseguir um atacante de lado e um zagueiro. Admar Lopes está na Europa para avançar nas negociações.
Um dos principais alvos ofensivos é o atacante Andrés Gómez, do Rennes. O clube francês elevou os preços, mas o Vasco tenta negociar valores mais baixos. Sem propostas da Europa, Gómez mostrou interesse em jogar pelo Vasco.
Pedrinho e Admar Lopes, do Vasco — Foto: Mateus Bonomi/AGIF
Além do reforço no ataque, a defesa também requer atenção. A diretoria reavaliou sua estratégia e está em busca de um zagueiro em meio aos recentes resultados insatisfatórios no campeonato.
Admar Lopes e o departamento de scouting estão identificando possíveis reforços, mas enfrentam restrições orçamentárias. Até agora, o único novo jogador confirmado é o volante Thiago Mendes, que foi adquirido sem custos e fez sua estreia no segundo tempo da partida contra o CSA. O período de transferências encerrará em 2 de setembro.
Briga Contra o Rebaixamento no Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, agosto é um mês decisivo para o Vasco na luta contra o rebaixamento. A equipe, sob o comando de Fernando Diniz, terá uma sequência desafiadora com seis jogos, sendo quatro deles fora de casa.
Atualmente, o Vasco ocupa a 16ª posição, com 15 pontos, empatado com o Santos, que está na zona de rebaixamento. A última vitória foi na 12ª rodada, contra o São Paulo, antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes.
João Victor, do Vasco, na partida contra o Grêmio — Foto: Dhavid Normando / ge
O primeiro desafio é contra o Mirassol, neste sábado. Após as últimas atividades no CT do CSA, na Maceió, a equipe viajará para São José do Rio Preto para o confronto.
Sequência de Jogos no Brasileirão em Agosto:
- Mirassol – 02/08 – Estádio Maião
- Atlético-MG – 10/08 – São Januário
- Santos – 17/08 – Morumbi
- Juventude – 20/08 – Alfredo Jaconi
- Corinthians – 24/08 – São Januário
- Sport – 31/08 – Ilha do Retiro
Copa do Brasil
A prioridade inicial para a temporada era a Copa Sul-Americana, tida como uma competição mais acessível. No entanto, a eliminação precoce nas oitavas de final para o Independiente del Valle fez com que o foco mudasse.
Agora, o Vasco está concentrado na Copa do Brasil, onde se enfrentará o CSA em São Januário pelas oitavas de final após um empate sem gols no jogo de ida em Maceió. Um novo empate levará a decisão para os pênaltis.
CSA x Vasco; Copa do Brasil 2025 — Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas
Fernando Diniz ressaltou que neste momento o Vasco não pode se dar ao luxo de priorizar um torneio em detrimento do outro. Ele afirmou que o enfoque deve ser em cada partida e que não há planos de preservar jogadores no atual estágio da competição.
— Não podemos priorizar nenhum campeonato neste momento. Precisamos focar primeiro no jogo contra o Mirassol e, em seguida, contra o CSA. Somente assim poderemos realizar um bom trabalho com nosso elenco. Se o time conseguir ter um bom desempenho no Brasileiro e estiver em uma fase decisiva, talvez possamos reconsiderar a prioridade, mas agora não é possível.
A primeira semana decisiva de agosto começa neste sábado, quando o Vasco enfrentará o Mirassol às 18h30 no Estádio Maião. Após isso, a equipe terá o jogo crucial contra o CSA na próxima quinta, às 20h, em São Januário.
Fonte: ge