A equipe cruz-maltina enfrentará o Flamengo e o Botafogo nas últimas rodadas do Campeonato Carioca, além do União Rondonópolis, na fase inicial da Copa do Brasil.
Vasco terá sequência com dois clássicos e jogo decisivo na Copa do Brasil — Foto: Matheus Lima/Vasco
O panorama no estadual
Embora esteja há três rodadas sem vitória, o time conseguiu se manter no G-4, contando com os deslizes dos adversários. O Vasco de Fábio Carille só precisa fazer sua parte para avançar às semifinais. Com 14 pontos, o clube busca, de preferência, uma vitória e um empate nas duas últimas rodadas para continuar sonhando com a classificação.
O primeiro duelo será contra o Flamengo neste sábado, às 21h45, no Maracanã, onde precisará quebrar um tabu significativo para sair com os três pontos. A equipe está há sete partidas sem vencer o rival, com cinco derrotas e dois empates. A última alegria contra o Mengão foi em 2023, quando venceu por 1 a 0, graças a um gol de Puma Rodríguez.
Carille Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
Caso o Vasco não consiga vencer, as chances de terminar a rodada fora do G-4 aumentam consideravelmente, e a equipe precisará ir para o clássico contra o Botafogo pressionada, dependendo de uma vitória e de resultados favoráveis de outras partidas. No momento, o Vasco tem apenas um ponto a mais que o Nova Iguaçu, que é o primeiro fora do grupo dos quatro primeiros.
No duelo contra o Botafogo, a equipe encontrará um adversário que estará com a cabeça dividida, já que o compromisso entre os dois times ocorrerá entre as duas partidas do Alvinegro na final da Recopa Sul-Americana, contra o Racing. O embate pelo Carioca será no dia 23, um domingo, às 16h, em São Januário, enquanto as finais do torneio continental acontecerão no dia 20, em Avellaneda, Argentina, e no dia 27, no Rio de Janeiro.
Jogo único na Copa do Brasil e alteração nas regras
Entre os clássicos do Carioca, o Vasco terá seu primeiro desafio na Copa do Brasil, enfrentando o União Rondonópolis na próxima terça-feira.
Como em anos anteriores, a primeira fase será disputada em jogo único entre os times. Porém, uma mudança importante no regulamento de 2025 altera a vantagem do visitante, que não poderá mais contar com o empate nas duas primeiras etapas. Portanto, a missão do Vasco se torna ainda mais desafiadora. Em caso de empates, a definição da vaga será através de pênaltis.
Vegetti comemora gol com Paulinho – Vasco x Fluminense — Foto: Mateus Bonomi/AGIF
O União Rondonópolis, que atravessa dificuldades financeiras, optou por vender o mando de campo, e o jogo será realizado no estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Na última edição, o Vasco foi eliminado nas semifinais pelo Atlético-MG.
Fonte: ge