Essa investigação poderá resultar em sanções a associados, podendo chegar até mesmo à exclusão do quadro social do Vasco. Além disso, as comissões também estão autorizadas a adotar medidas relevantes para os interesses dos associados do clube de São Januário.
Uma das comissões terá como objetivo investigar o processo de escolha da empresa 777 Partners para adquirir 70% das cotas do Vasco da Gama SAF, durante a gestão do ex-presidente Jorge Salgado. Os seguintes pontos serão analisados:
- Processo de escolha da empresa 777 Partners para a compra de 70% das cotas da Vasco SAF, com destaque para a participação dos membros da Diretoria Administrativa, dos Vice-presidentes, empresas de consultoria, associados do CRVG e demais envolvidos;
- Processo de assinatura do contrato entre o CRVG e a empresa 777 Partners para a aquisição de 70% das cotas da Vasco SAF, destacando a participação dos membros da Diretoria Administrativa, dos Vice-Presidentes, associados do CRVG e demais envolvidos;
- Valores eventualmente pagos (por quem e para quem) a título de comissões, assessoria, despesas, dentre outros, relativos aos atos preparatórios e ao contrato entre o CRVG e a empresa 777 Partners, bem como a comprovação da realização dos serviços diante dos valores pagos;
- Utilização dos valores repassados pela empresa 777 em decorrência do contrato firmado com o CRVG, para a aquisição de 70% das cotas da Vasco SAF.
Os notificados pela comissão terão a oportunidade de dar esclarecimentos, apresentar defesa prévia em até 15 dias, disponibilizando documentos e indicando cinco testemunhas. O prazo inicial para conclusão dos trabalhos é de 120 dias, podendo ser prorrogado por mais 120 dias.
Recentemente, Jorge Salgado emitiu uma carta com esclarecimentos sobre a transação com a 777 Partners. Confira o conteúdo aqui.
Comissão de Inquérito da venda da 777:
- José Henrique Carvalho Gonçalves – presidente
- Cláudio Pereira Gomes – relator
- Luiz Gustavo de Menezes Ribeiro
- Jorge Luiz Moraes
- José Pedro Mota de Souza Ferreira
- André Luiz Vieira Afonso
- Emmanoel Ursulino de França Filho
Ações na gestão Campello
A segunda comissão de inquérito, formada para analisar a auditoria contratada na gestão de Jorge Salgado, visa “analisar e esclarecer as informações contidas no relatório Stoneturn, além de dar continuidade às diligências apuratórias, visando identificar as condutas e seus autores para adoção de medidas cabíveis” de interesse dos associados do Vasco.
O relatório em questão aborda o período do antecessor de Salgado, o ex-médico do clube Alexandre Campello. Os seguintes pontos serão investigados, conforme comunicado do presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, João Riche:
- Avaliação de desvios nos depósitos do FGTS de funcionários do clube;
- Verificação do aumento significativo nas contingências trabalhistas do clube a partir de 2020;
- Investigação de possíveis irregularidades em contratos com fornecedores.
Assim como na primeira comissão, os notificados terão a possibilidade de se defender, apresentando justificativas em até 15 dias, junto com documentos e a indicação de cinco testemunhas. O prazo inicial para conclusão das investigações é de 120 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 120 dias.
Comissão de Inquérito da Stoneturn:
- William Figueiredo de Oliveira – presidente
- Márcio Tavares Felgueiras – relator
- Yuri Jacob Lumer
- Vinicius Oliveira Almeida
- Leonardo Mello Cintra
- Daniel Giglio Cerqueira
- Alexandre Antônio Germano Bittencourt
Fonte: ge