A CBF restringe a participação nas competições de base às 20 melhores equipes do ranking. Embora esse índice seja baseado no desempenho dos profissionais, ele é considerado pela federação para os torneios de categorias de base.
Em 2022, o Vasco pleiteou a criação de um ranking exclusivo para as divisões de base, mas a mudança na direção da CBF atrasou essa negociação. Sem novidades, o clube ficou de fora do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil sub-17 e sub-20 em 2023 e 2024.
Vasco celebra a conquista do Carioca sub-20 — Foto: Agência Ferj
Com os resultados no Brasileirão e na Copa do Brasil em 2024, o Vasco subiu sete posições no ranking da CBF, sendo o único clube que conseguiu tal avanço. A equipe foi a quinta que mais conquistou pontos neste ano, acumulando 4.810, ficando atrás apenas de Flamengo (6.000), Botafogo (5.000), Corinthians (4.930) e Atlético-MG (4.880).
Agora, o Vasco também poderá decidir – sem depender de desistências, como neste ano – se quer participar do Brasileirão de Aspirantes Sub-23, já que está entre os 16 melhores do ranking da CBF.
O clube utilizou a equipe sub-20 praticamente em toda a disputa do Brasileiro de Aspirantes, para proporcionar mais experiência e um desafio técnico aos jogadores da categoria, que não tiveram a oportunidade de jogar no campeonato nacional da sua faixa etária.
CRB x Vasco, Brasileiro de Aspirantes 2024 — Foto: Antonio Izidorio/Fotografia
Como são definidas as colocações?
Os critérios atuais passaram a vigorar a partir do ranking de 2013. A pontuação é calculada com base no desempenho dos clubes nas competições nacionais dos últimos cinco anos. A cada ano, são atribuídos pesos que serão convertidos em pontos, sendo as competições mais recentes com maior valorização.
Base de cálculo do ranking CBF — Foto: Divulgação
Fonte: ge
Escreva seu comentário