Vasco impetra ação no STJD contra alteração da data do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil

O Vasco acaba de protocolar uma Medida Inominada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) questionando a alteração das datas dos confrontos de volta na semifinal da Copa do Brasil. O clube acredita que “Atlético-MG e Flamengo estão recebendo vantagens” e não descarta a possibilidade de buscar os tribunais comuns.

Essa ação é encabeçada pela Vasco SAF e será acompanhada pelo Corinthians em um momento posterior, com o mesmo propósito. O time paulista se uniu ao apelo do presidente Pedrinho e do gestor de futebol vascaíno, Marcelo Sant’Ana, contra as mudanças anunciadas pela CBF.

O clube almeja obter a revogação das alterações no STJD, ciente de que a batalha contra a CBF será acirrada, visto que a entidade possui forte influência sobre as comissões e nomeações no tribunal.

Além disso, o Vasco conta com a experiência do primeiro vice-presidente geral, Paulo Salomão, que já foi presidente do STJD. A defesa do clube é realizada pelo escritório de Luciana Lopes, que atua como advogada do Vasco em diversas gestões nos últimos anos. Ela é filha de Rubens Lopes, presidente da Ferj.

As modificações foram sugeridas pelo Atlético-MG, que provavelmente terá jogadores convocados na Data Fifa – entre eles, Guilherme Arana, chamado por Dorival Júnior para defender o Brasil. O Vasco já havia rejeitado o pedido formal da entidade para mudar a data do segundo duelo da semifinal.

O clube se apoia em artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC) ao recorrer ao tribunal desportivo:

  • As datas fixas da Copa do Brasil foram anunciadas em 5 de janeiro e, conforme o regulamento da CBF, “é competência da DCO… elaborar e assegurar o cumprimento do Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas”;
  • Perder um jogador por conta da Data Fifa não é justificativa para alterar a data do jogo, como determina o regulamento: “A convocação de jogadores para as seleções nacionais não garante aos clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições”;
  • Apenas o clube mandante, a federação mandante ou o detentor dos direitos de transmissão têm o poder de solicitar a alteração da data de uma partida. O Vasco argumenta que o pedido partiu dos visitantes.

Regulamento da CBF sobre mudança de data de partida — Foto: ReproduçãoRegulamento da CBF sobre mudança de data de partida — Foto: Reprodução

JOGOS DE IDA:

2 de outubro

  • 19h15 – Atlético-MG x Vasco
  • 21h45 – Flamengo x Corinthians

JOGOS DE VOLTA:

20 de outubro

  • 18h30 – Vasco x Atlético-MG

19 de outubro

  • 16h – Corinthians x Flamengo

Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.