O time do Vasco fez uma postagem em francês nas mídias sociais, neste sábado, e prometeu uma “ótima notícia” às 10h de domingo. A expectativa é que a contratação do meia Payet seja anunciada neste final de semana. O jogador francês, de 36 anos, será o novo reforço do clube durante essa temporada. Após deixar o Olympique de Marselha, o meia chega a São Januário após estar disponível no mercado.
– Você já sabe falar francês? – perguntou o perfil oficial do Vasco nas redes sociais.
Parlez-vous déjà français? 🇫🇷
— Vasco da Gama (@VascodaGama) August 13, 2023
Parlez-vous déjà français? 🇫🇷
Em um vídeo com diversos “camisas 10”, o clube prometeu uma “ótima notícia” para todos os torcedores do Vasco às 10h de domingo.
Amanhã, 10h, uma grande notícia para todos os torcedores do Vasco. 💢❤️🔟#VascoDaGama pic.twitter.com/dJQ6GJfCmz
— Vasco da Gama (@VascodaGama) August 13, 2023
Amanhã, 10h, uma grande notícia para todos os torcedores do Vasco. 💢❤️🔟#VascoDaGama pic.twitter.com/dJQ6GJfCmz
O jogador francês é aguardado no Brasil nesta semana para se juntar ao time comandado por Ramón Díaz. A negociação esquentou nos últimos dias e as partes finalizaram o acordo depois de o Vasco fazer um grande esforço e oferecer um salário atrativo para o jogador. Payet entrou em contato com colegas que atuam ou atuaram no futebol brasileiro e ouviu coisas positivas. O meia já está se organizando para vir ao Rio de Janeiro.
Ídolo no Olympique de Marselha e titular na Eurocopa de 2016 pela seleção francesa, Payet foi um dos finalistas do prêmio Puskas de 2023, que premia o gol mais bonito do ano, e competiu com Richarlison (veja os gols acima).
A busca por um jogador camisa 10 se tornou uma obsessão para o diretor esportivo Paulo Bracks, que tenta desde o início do ano preencher a posição com um nome de destaque, como ele prometeu buscar também na segunda janela de transferências. Com a contratação de Payet, o dirigente pode conquistar a aprovação da torcida. A negociação foi intermediada pelo ex-jogador e empresário Túlio de Melo.
Payet jogou sete temporadas pelo Marselha, clube no qual se tornou ídolo. Somando suas duas passagens pelo time, Payet acumulou 326 jogos, 78 gols e 95 assistências. O francês deixou o clube em julho deste ano, após não renovar seu contrato.
Payet começou sua carreira no Nantes, da França. Após se destacar, ele foi contratado pelo Saint-Étienne, onde jogou durante quatro temporadas. O meia também teve passagens pelo Lille e Marselha, clube onde se destacou e chamou a atenção do restante da Europa na temporada 2014/2015.
No ano seguinte, o West Ham, da Inglaterra, contratou o meia por 15 milhões de euros. Sua primeira temporada na Premier League foi de muito destaque. Em 38 jogos pelo time inglês na temporada 2015/2016, ele contribuiu em 26 gols, com 12 gols e 14 assistências.
Payet permaneceu no futebol inglês por mais uma temporada e fez 22 jogos pelo West Ham, mas pediu para sair do clube durante a disputa do Campeonato Inglês, alegando que queria voltar a jogar pelo Marselha. O clube francês pagou €30 milhões (R$ 100 milhões) aos ingleses para ter o jogador de volta. Payet deixou claro que optou pela mudança pensando em sua felicidade ao retornar ao clube que já defendeu, mesmo abrindo mão de dinheiro para jogar na França.
Em seu retorno, Payet jogou sete temporadas no Marselha e se tornou um ídolo do clube. O meia tem 38 jogos pela seleção francesa e marcou oito gols. Em 2016, ele foi titular da França na campanha do vice-campeonato da Eurocopa e foi um dos destaques da competição, com três gols e duas assistências. Em 2018, ele não disputou a Copa do Mundo na Rússia devido a uma lesão antes do torneio.
Fonte: Globo Esporte