Parceiro dos maiores clubes de futebol do mundo, o Grupo Chiliz, o principal provedor de tecnologia blockchain* para a indústria esportiva global, firmou uma colaboração com seis grandes clubes do futebol brasileiro para transformar a tradicional prática de colecionar figurinhas.
A nova coleção, denominada Cards do Futebol, traz uma abordagem inovadora, convertendo as clássicas figurinhas dos jogadores em colecionáveis digitais originais e exclusivos. Usando inteligência artificial, a coleção gera combinações aleatórias únicas, garantindo que apenas uma figurinha represente cada possível variação da imagem dos atletas.
Participam da iniciativa seis renomados clubes: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Vasco da Gama e São Paulo. Cada uma dessas equipes terá três modelos de card, cada um correspondente a um nível de raridade, apresentando uma identidade visual única inspirada nas cores, símbolos e torcidas de cada clube.
Essa campanha, que não apenas revoluciona a cultura dos fãs de futebol, mas também cria um mercado secundário seguro, confiável e transparente para a troca das figurinhas, é a primeira do seu tipo a combinar escassez programada, inteligência artificial criativa e staking* de Fan Tokens* em um formato gamificado, com duração de seis meses.
“Essa campanha, idealizada em parceria com os clubes e a plataforma Gotas Social, é mais um passo em direção à inovação e à integração das tecnologias mais avançadas no universo esportivo. Isso reforça nosso compromisso de fomentar cada vez mais o ecossistema SportFi. Com mais utilidade e opções de uso dos Fan Tokens, estamos ampliando a maneira como os fãs interagem com seus clubes”, destaca Bruno Pessoa, Country Manager Brasil da Chiliz.
“A coleção representa uma evolução da campanha ‘Proof of Passion’, lançada pela Chiliz em 2024. Essa foi nossa primeira experiência com colecionáveis digitais para torcedores, e os resultados foram impressionantes. Com mais de 30 mil fãs participando e mais de 200 mil downloads das figurinhas digitais, estamos agora trazendo cards com imagens reais, com uma nova dinâmica de geração que aumenta a exclusividade de cada item”, complementa o executivo.
### Cards Exclusivos Gerados por IA
Cada card será criado através de inteligência artificial, utilizando fotos reais dos jogadores, divididos em três níveis de raridade: comum (seis jogadores por card), épico (quatro jogadores) e lendário (três jogadores). As imagens são cuidadosamente selecionadas de uma curadoria, com fotos de estúdio cedidas pelas agremiações.
A tecnologia de inteligência artificial assegura que não existam cards iguais. Os jogadores são escolhidos e combinados de forma aleatória no momento da mintagem*, garantindo que cada combinação de atletas seja única durante a campanha. Os cards poderão ser vendidos, trocados ou exibidos no marketplace da Gotas Social, integrada ao ecossistema da Chiliz Chain.
A cada 24 horas, os torcedores poderão mintar até um NFT por raridade por clube, ou seja, até três cards por clube diariamente. Essa mintagem estará conectada à quantidade de Fan Tokens em stake que o usuário possui. Quem mantiver 1.000 Fan Tokens em stake poderá mintar cards de todas as três raridades, enquanto aqueles que tiverem 200 Fan Tokens poderão mintar cards nas raridades comum e épica.
O staking poderá ser realizado de duas maneiras. Usuários da Carteira Socios.com devem realizar o staking diretamente na plataforma. Após isso, a mintagem será feita no site Cards do Futebol, que também contará com um novo aplicativo interligado à carteira da Socios.com. Além de assegurar a participação na campanha, este staking gera Reward Points no aplicativo. Aqueles que já efetuaram o staking antes do início da campanha e possuem a quantidade necessária também poderão mintar.
Usuários com outras carteiras podem fazer o staking diretamente pelo site Cards do Futebol, seguindo os mesmos critérios de participação. Importante: caso o usuário retire os Fan Tokens do stake durante a campanha, perderá o direito de mintar os cards.
No total, quase 200 atletas são representados, abrangendo os sete clubes participantes. Entre os destaques estão jogadores do Flamengo como Arrascaeta, Pedro e Leo Ortiz; ídolos do Palmeiras como Weverton, Gustavo Gómez e Raphael Veiga; referências do São Paulo como Arboleda, Lucas e Oscar; além de atletas do Fluminense marcantes no Mundial de Clubes, como Fábio e Thiago Silva, e nomes como Borré do Internacional e Vegetti do Vasco da Gama.
Com essa inovação estética e técnica, a campanha reafirma a posição da Chiliz como líder global na intersecção entre blockchain, engajamento esportivo e novas economias digitais. “Ao integrar inteligência artificial para gerar escassez, aliada à segurança, transparência e rastreabilidade da tecnologia blockchain para a negociação desses itens únicos, transformamos a cultura clássica de colecionar em algo monetizável e seguro, permitindo que mais pessoas participem e se beneficiem da economia do universo esportivo”, finaliza Pessoa.
*Para esclarecer alguns termos, a Chiliz explica que:
– **Blockchain**: tecnologia que assegura a autenticidade e singularidade dos colecionáveis.
– **Fan Tokens**: chaves digitais que garantem recompensas e experiências exclusivas aos torcedores.
– **Staking**: prática de manter tokens temporariamente para obter benefícios, mantendo a propriedade dos mesmos.
– **Mintagem**: processo de criação de um item digital exclusivo, como os cards desta campanha.
### Sobre o Grupo Chiliz
O Grupo Chiliz é um líder em tecnologia blockchain voltada para a indústria esportiva e de entretenimento, sendo pioneiro na criação de Fan Tokens™ e no desenvolvimento da Chiliz Chain, a primeira e principal blockchain Layer-1 projetada especificamente para este setor. A Chiliz também é responsável pela plataforma Socios.com, uma carteira digital segura e intuitiva, que permite gerenciar mais de 70 Fan Tokens™ e acessar experiências, recompensas e oportunidades exclusivas de clubes de elite como FC Barcelona, Paris Saint-Germain, Manchester City, Juventus e Inter de Milão, criando uma conexão mais forte entre marcas e seus torcedores. Governada pelo token $CHZ, a Chiliz Chain proporciona uma infraestrutura confiável e descentralizada para marcas, desenvolvedores e comunidades construírem o futuro do ecossistema SportFi.
Fonte: Divulgação