As recentes derrotas do Vasco, tanto para o São Paulo quanto para o Botafogo, trouxeram uma característica em comum: a equipe comandada por Fernando Diniz não conseguiu marcar gols. Este é um feito inédito para a temporada, já que é a primeira vez que o Vasco fica dois jogos seguidos sem balançar as redes no Brasileirão.
Apesar de ter o quarto melhor ataque da competição de 2025, com 49 gols marcados, o desempenho nas últimas partidas foi decepcionante. O Vasco ocupa o quarto lugar no ranking dos ataques, perdendo apenas para Flamengo (61), Palmeiras (55) e Mirassol (52). Mesmo em derrotas, a equipe não costuma passar em branco, sendo esta a primeira vez com esse cenário sob a gestão de Diniz.
No último domingo, o Vasco foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 0 em São Januário, e, nesta quarta-feira, sofreu uma derrota de 3 a 0 para o Botafogo no Estádio Nilton Santos.
David Ricardo e Vegetti em lance de Botafogo x Vasco — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Antes da chegada de Fernando Diniz, o Vasco já havia passado por uma fase semelhante, ficando três rodadas sem marcar gols. Isso ocorreu após um empate sem gols com o Flamengo (5ª rodada) e derrotas por 1 a 0 para Cruzeiro (6ª) e Palmeiras (7ª), quando o time era comandado por Fábio Carille e Felipe Loureiro.
“A gente foi construindo um Vasco que desperta maior interesse dos adversários. O Botafogo teve mais cuidado com a gente, e não tivemos o cuidado necessário com eles. Isso contribuiu para nossa derrota. Precisávamos melhorar, especialmente na marcação, e não podemos nos permitir descuidos, principalmente contra um adversário forte como o Botafogo”, analisou Diniz após o clássico.
Os dois jogos tiveram dinâmicas distintas. O treinador destacou que, contra o São Paulo, o Vasco teve um desempenho melhor, criando mais oportunidades de gol. Porém, diante do Botafogo, o time foi amplamente dominado.
- Vasco contra o São Paulo: 22 finalizações, 9 na direção do gol
- Vasco contra o Botafogo: 10 finalizações, 0 na direção do gol
Atualmente em nono lugar no Brasileirão, com 42 pontos, o Vasco segue na busca por uma vaga na Libertadores do próximo ano. O próximo desafio é contra o Juventude, no sábado, às 18h (de Brasília), em São Januário.
Fonte: ge







