O Vasco joga na quarta-feira (6), contra o Red Bull Bragantino, em São Januário, para se manter na Série A do Brasileirão. O Cruz-Maltino depende só de si, mas mesmo com uma derrota, evita o rebaixamento se o Bahia também for derrotado pelo Atlético-MG. É uma situação tensa, mas uma tendência a favor traz um certo alívio para escapar da Série B.
Em todas as ocasiões de perigo, o Vasco estava dentro da zona de rebaixamento na 38ª rodada e, para evitar a queda, precisava vencer e torcer contra os rivais. Em 2018, o Cruz-Maltino teve chances de rebaixamento para a Série B, mas estava fora do Z4 do Brasileirão. Foi salvo após empatar com o Ceará, no Castelão.
Relembre as situações
2008
No último jogo, o Vasco estava na 18ª posição, com 40 pontos. Para evitar o rebaixamento, precisava ganhar do Vitória e torcer para que Figueirense (17º – 41 pontos) e Athletico-PR (16º – 42 pontos) não vencessem Internacional e Flamengo, respectivamente. Ambos venceram em casa, enquanto o Cruz-Maltino perdeu por 2 a 0 para o Vitória, em São Januário.
2013
No fim da 37ª rodada, o Vasco ocupava a 17ª colocação, com 44 pontos e, para permanecer na Série A, precisava vencer o Athletico-PR, e torcer por um desses resultados:
Coritiba (16º – 45 pontos) não deveria ganhar do São Paulo, no Morumbi;
Criciúma (15º – 46 pontos) precisava perder para o Botafogo, no Maracanã;
Internacional (14º – 47 pontos) teria que perder para a Ponte Preta, no Beira-Rio.
O Vasco foi goleado pelo Athletico-PR, por 5 a 1, em Joiville, jogo marcado por grande confusão na torcida. Mesmo se tivesse ganhado, ultrapassaria o Criciúma, que perdeu para o Botafogo. O Coritiba venceu e o Internacional empatou. Vale lembrar que o Fluminense terminou na 17ª posição, mas escapou do rebaixamento após Flamengo e Portuguesa serem punidos com a perda de 6 pontos por escalação irregular de jogador. O Fluminense ficou à frente dos dois times, e a Lusa caiu para a Série B.
2015
O Vasco começou a 38ª rodada na 18ª posição, com 40 pontos. Para evitar o rebaixamento, precisava ganhar do Coritiba, no Couto Pereira, e torcer para que Figueirense (17º – 40 pontos) e Avaí (16º – 41 pontos) não vencessem Fluminense e Corinthians. O Cruz-Maltino empatou em 0 a 0, mas teria sido rebaixado mesmo com uma vitória, já que o Figueirense venceu o Fluminense. O empate do Avaí também resultou em rebaixamento.
2018
Com 42 pontos e na 15ª posição, o Vasco chegou à última rodada fora do Z4, mas com risco de queda, já que poderia ser ultrapassado por Chapecoense (16º – 41 pontos), América-MG (17º – 40 pontos) e Sport (18º – 39 pontos). O empate sem gols com o Ceará, na Arena Castelão, assegurou a permanência do Cruz-Maltino, por um ponto. Se tivesse perdido, teria sido rebaixado, pois Chapecoense e Sport venceram em casa São Paulo e Santos, respectivamente. O América-MG perdeu para o Fluminense, no Maracanã, com direito a um pênalti desperdiçado pelo Coelho quando a partida estava 0 a 0.
2020
O Vasco chegou à última rodada praticamente rebaixado. O time estava na 17ª posição com 38 pontos, três a menos que o Fortaleza. Para evitar o rebaixamento, precisava vencer o Goiás, em São Januário, torcer por uma derrota do rival para o Fluminense e superar uma diferença de 12 gols de saldo. O Cruz-Maltino venceu por 3 a 2 e o Fortaleza perdeu para o Fluminense por 2 a 0.
2023?
Com 42 pontos, o Vasco é o 16º colocado, um ponto à frente do Bahia, o primeiro fora do Z4. O Cruz-Maltino enfrenta o Red Bull Bragantino, quarta-feira (6), às 21h30, em São Januário. Se ganhar, continuará na Série A. Se empatar, terá que torcer para o Bahia não vencer o Atlético-MG, na Arena Fonte Nova, ou por uma derrota do Santos, que joga na Vila Belmiro, contra o Fortaleza. Em caso de derrota, o Bahia precisa perder para o Galo.
Fonte: Lance!