A temporada de 2025 ainda está em andamento, mas o Vasco já está se preparando para mudanças em seu elenco para o próximo ano. A prioridade da diretoria é preservar a base principal da equipe e repelir quaisquer propostas por jogadores-chave, com ênfase em Rayan. No entanto, alguns atletas não conseguiram se destacar nesta temporada e perderam espaço no time.
As dispensas ocorrerão apenas após o término do ano, mas muitos dos jogadores já estão há algum tempo na lista de saída do Vasco. Entre os nomes cotados estão Mauricio Lemos, Oliveira e Jean David.
O ge detalha a situação de alguns jogadores do elenco que não devem permanecer em 2026. Confira abaixo:
Contrato vencendo
Mauricio Lemos tem vínculo até o fim do ano, podendo ser renovado por mais dois anos mediante certas metas. No entanto, o uruguaio não conquistou a confiança da comissão técnica de Diniz, tendo atuado apenas nove vezes na atual temporada, um número considerado baixo para um zagueiro que chegou como titular.
Maurício Lemos em ação pelo Vasco — Foto: Oswald Charca/Eurasia Sport Images/Getty Images
Paulinho é outro atleta que teve poucas oportunidades nesta temporada. O meia retornou de uma lesão na última rodada do ano passado, mas, apesar de ter jogado 25 vezes em 2025, participou pouco recentemente, entrando apenas uma vez nos últimos quatro meses, ao sair do banco aos 41 minutos do segundo tempo em um jogo contra o Ceará. Com contrato até 31 de dezembro, a continuidade de Paulinho no clube é praticamente inviável.
Jair, que também tem contrato até dezembro, sofreu uma lesão séria. O Vasco deve renovar seu vínculo até que ele esteja totalmente recuperado.
Jair saiu lesionado da partida entre Sport e Vasco — Foto: Marlon Costa/AGIF
Negociados
Jean David possui contrato até meados de 2026. O atacante chileno está na lista de negociáveis desde o início de 2025, mas as negociações não avançaram. Oliveira também participou de poucas partidas e apenas ocupa espaço no elenco. O Vasco está interessado na contratação definitiva de Cuesta e Robert Renan, além de buscar um zagueiro reserva para a próxima temporada.
O lateral-esquerdo Riquelme não está nos planos para 2026. O clube deve optar por emprestá-lo ou mesmo rescindir seu contrato. Goleiros reservas como Allan Vitor e Pablo têm contratos até o fim de 2025 e não fazem parte dos planos da equipe.
Victor Luís e Mateus Carvalho também perderam espaço em 2025. O lateral enfrenta concorrência de Leandrinho na reserva de Lucas Piton, enquanto Puma Rodríguez se destacou como titular na ausência do primeiro. Mateus Carvalho enfrenta competição no setor de volantes com Hugo Moura, Barros, Tchê Tchê e Thiago Mendes. Cocão viu sua produção cair drasticamente, passando de titular para uma das últimas opções do elenco.
Arrascaeta e Mateus Cocão disputam bola em Flamengo x Vasco — Foto: André Durão
Jogadores emprestados
Maxime e Sforza retornarão ao Vasco em dezembro, mas não integrarão o elenco de 2026. Lucas Eduardo e Alexsander também voltarão. Maicon, que tem contrato até o final do ano, terá seu empréstimo com o Coritiba encerrado e firmará contrato definitivo com o clube paranaense.
Fonte: ge







