Vasco realizará a primeira reunião do conselho responsável pela fiscalização da reforma de São Januário no dia 05/02.

Ainda sem garantir a venda completa do potencial construtivo para dar o pontapé inicial nas obras, o Vasco se prepara para a primeira reunião com o Conselho Consultivo criado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, focada na reforma de São Januário, que acontecerá na próxima semana. O encontro está agendado para quarta-feira (5/2) e contará com a presença do arquiteto responsável pelo projeto, Sergio Dias, além de representantes do clube e do governo municipal.

Estádio de São Januário antes do jogo entre Maricá e Flamengo pelo Carioca 2025 — Foto: João GuerraEstádio de São Januário antes do jogo entre Maricá e Flamengo pelo Carioca 2025 — Foto: João Guerra

Recentemente, o clube fechou a venda de um terço (1/3) do potencial construtivo, em um total que gira em torno de mais de R$ 500 milhões para a ampla reforma. O primeiro acordo foi firmado com duas empresas. A gestão de Pedrinho tem se mantido em silêncio sobre o assunto e evita fazer novas previsões, já que um acordo anterior não concretizado frustrou as expectativas e atrasou o início das obras.

A diretoria acredita que outras empresas interessadas vão garantir a parte crucial que falta para captar recursos e iniciar as obras nos próximos meses. O Vasco está avaliando formas de antecipar a liberação de fundos, como por exemplo, companhias adiantando valores relacionados a empréstimos bancários — esta operação não envolveria diretamente o clube, mas teria o objetivo de dar os primeiros passos na reforma.

Projeto de reforma de São Januário, estádio do Vasco — Foto: Projeto: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina DiasProjeto de reforma de São Januário, estádio do Vasco — Foto: Projeto: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias

De acordo com as informações dos envolvidos no projeto, o término dos acordos pode adiar o início da reforma para o segundo semestre de 2025. A reunião de quarta-feira na prefeitura também vai abordar outra pendência sobre a reforma: a capacidade de público. Os números do projeto flutuam entre 47 mil e 57 mil assentos. No entanto, para aumentar essa capacidade, o projeto de adaptação do entorno de São Januário tendría que ser modificado.

Os nomes do Conselho

No final do ano passado, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou um decreto criando o Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada do estádio de São Januário. No Vasco, os representantes escolhidos são dois vice-presidentes: Renato Brito (segundo vice-presidente geral) e Silvio Almeida (vice-presidente de finanças).

O presidente da Câmara, Carlo Caiado, designou o vereador Pedro Duarte, que tem acompanhado as reuniões desde o início do projeto, e Zico, outro vereador, como suplente.

Maricá 0 x 1 Vasco | Melhores momentos | 6ª rodada | Campeonato Carioca 2025

Do lado do governo municipal, a Companhia Carioca de Participações e Investimentos (CCPar) indicou os nomes de Lucas Paulo de Almeida Costa, diretor de Estruturação de Projetos, e Pablo Ritto Koehler, diretor de Operações.

Pela Secretaria Municipal de Coordenação Governamental (SMCG), foram escolhidos o secretário Edson Luiz Menezes da Silva e a coordenadora de Obras, Jéssyca Corrêa Carvalho. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que liderará o Conselho, contará com o secretário Gustavo Di Sabato Guerrante e o subsecretário de Planejamento Urbano, Wanderson Barreto Corrêa.

Em nota, a Prefeitura do Rio destacou que o “Conselho terá a responsabilidade de monitorar a implementação da operação e fiscalizar a execução das contrapartidas previstas na Lei Complementar nº 272, de 2024”, a qual foi apresentada pelo prefeito para a reforma.

A presidente da Associação de Moradores da Barreira do Vasco, Vânia Rodrigues, representará os residentes da região do estádio. O conselho ainda contará com mais um representante, que será indicado pela Associação Comercial do bairro Vasco da Gama (área que cedeu o potencial construtivo).

Fonte: ge