O Vasco da Gama revive uma das suas maiores conquistas. Há 27 anos, no dia 26 de agosto de 1998, o Gigante da Colina superava o Barcelona de Guayaquil com um placar de 2 a 1, no Estádio Monumental, no Equador, conquistando assim o título da Copa Libertadores da América.
Noite de heróis em Guayaquil
Naquela data histórica, Luizão e Donizete foram os responsáveis pelos gols que garantiram a vitória e o troféu continental, encerrando uma campanha repleta de grandes performances. O triunfo fora de casa solidificou o Vasco como uma das potências do futebol sul-americano, lembrada com carinho por milhões de torcedores.
Escalação campeã
Para a final no Equador, o Vasco escalou Carlos Germano no gol, acompanhado por Vágner, Odvan, Mauro Galvão (que era o capitão), Luisinho e Felipe; Nasa, Juninho e Pedrinho, além de Luizão e Donizete no ataque. No segundo tempo, entraram em campo o meia Ramon Menezes e os zagueiros Alex e Vítor.
Tradição continental
A vitória em 1998 se juntou ao título de 1948, quando o clube carioca conquistou o Campeonato Sul-Americano de Campeões contra o renomado River Plate, da Argentina. Este torneio é considerado o precursor da Libertadores.
Fonte: Gazeta Esportiva