São Januário é um verdadeiro talismã para o Vasco, e nos últimos dois anos, o desempenho dentro de casa tem sido ainda mais notável. De acordo com uma pesquisa do Gato Mestre, nos últimos 40 jogos, a equipe sofreu somente quatro derrotas, a última delas ocorrendo exatamente 180 dias atrás, em 21 de novembro de 2024, contra o Internacional no Campeonato Brasileiro.
São Januário, Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
Analisando os últimos 40 jogos, o Vasco obteve 25 vitórias, 11 empates e apenas quatro derrotas — duas delas para o Internacional (2023 e 2024), uma para o Corinthians em 2023 e outra para o Criciúma em 2024. Esse desempenho resultou em um aproveitamento de 71,6% dos pontos.
Durante a Copa do Brasil do ano passado, São Januário foi cenário de partidas memoráveis que levaram o Vasco até a semifinal. No estádio, a equipe eliminou Água Santa e Fortaleza nos pênaltis, e venceu o Atlético-GO no tempo regulamentar, além de recuperar-se contra o Athletico-PR no jogo de ida das quartas de final. Contudo, a eliminação ocorreu ali, com um empate em 1 a 1 contra o Atlético-MG, marcado por um gol de Hulk no final.
Diniz e a conexão com a torcida
Apesar de a estreia contra o Lanús não ter saído como Fernando Diniz esperava, seu primeiro jogo em São Januário foi especial. A vitória por 3 a 0 frente ao Fortaleza não só alavancou o time na tabela, como também quebrou um jejum de nove jogos sem vencer na temporada.
Fernando Diniz comemora vitória do Vasco sobre o Fortaleza — Foto: Lucas Figueiredo/Getty Images
Em coletiva, Diniz elogiou a torcida, que aplaudiu seu nome após a partida, e fez um convite aos vascaínos para lotarem São Januário na próxima partida contra o Operário, que ocorrerá na terça-feira. Ele expressou seu desejo de ver o estádio “pequeno” em relação ao tamanho da torcida do Vasco.
— Contra o Lanús eu gostei do desempenho do time, especialmente no primeiro tempo, onde poderiam ter conquistado a vitória. Hoje as coisas fluiram melhor; jogar em São Januário é uma experiência diferente. A torcida estava presente e nós fizemos um gol cedo… tudo fluiu bem. Foi uma performance excelente.
— Estou certo de que a torcida irá comparecer cada vez mais. Talvez São Januário acabe pequeno. É uma torcida que se importa e resgata a tradição do clube.
Vegetti se sente em casa
Dos 50 gols de Vegetti pelo Vasco, 24 foram marcados em São Januário. O argentino, que atingiu a marca de 100 jogos pelo clube na última partida contra o Fortaleza, tem se destacado desde sua estreia com a camisa vascaína em agosto de 2023, no jogo contra o Grêmio.
Na última Copa do Brasil, Vegetti marcou contra Água Santa, Fortaleza e Atlético-MG em São Januário, terminando como artilheiro do torneio com sete gols, tendo balançado as redes em todas as fases da competição.
Com o apoio de São Januário, o Vasco enfrentará o Operário-PR nesta terça-feira, às 19h. A equipe carioca precisa vencer para se classificar para as oitavas de final da Copa do Brasil, enquanto um empate levará a disputa para os pênaltis.
Fonte: ge