Vasco se consagrou campeão do Torneio João Havelange em Governador Valadares no ano de 1981; descubra a história por trás desse feito.

Em 1981, o Estádio José Mammoud Abbas passou por reformas que ampliaram sua capacidade de público, com a adição de novas arquibancadas metálicas e de concreto atrás do gol da Rua Afonso Pena.

Na cerimônia de inauguração, o Democrata teve a honra de receber um convidado especial, o presidente da FIFA, João Havelange, que foi clicado ao lado do presidente do Democrata, Almyr Vargas de Paula.

Além da ilustre presença, os tradicionais rivais, Vasco e Flamengo, também marcaram presença para a disputa da Taça João Havelange, em um torneio triangular.

Na partida inicial, realizada em 10/05/1981, Democrata e Flamengo empatou em 2 a 2. Chiquinho abriu o placar para o Flamengo logo aos 5 minutos do primeiro tempo.

Claudinho deixou tudo igual aos 13 minutos. No segundo tempo, Ziquita colocou o Democrata na frente aos 22, mas Tita, aos 31, teve um gol que restabeleceu o empate.

Escalações:

Democrata – Serginho, Fausto, Fred, Darci Menezes e Ferreira. Norberto (Nino), Dirceu e Jairo. Batistote, Ziquita e Claudinho (Edevaldo).

Flamengo – Raul, Leandro, Rondinelli, Marinho (Mozer) e Carlos Alberto. Andrade, Carpegiani (Júlio César e Peu). Tita, Chiquinho, Nunes e Baroninho.

No segundo duelo, em 13/05/1981, o Democrata perdeu para o Vasco pelo placar de 3 a 2. Jairo abriu o marcador para o Democrata aos 16 minutos na primeira etapa, mas Guina empatou aos 33.

No segundo tempo, Marquinhos virou para o Vasco aos 9 minutos. Jairo igualou novamente aos 12, mas Silvinho, aos 15, assegurou a vitória para o Vasco.

Escalações:

Democrata – Serginho, Fausto, Fred, Darci Menezes e Ferreira. Norberto (Nino), Dirceu e Jairo. Batistote, Ziquita e Claudinho (Julinho).

Vasco – Mazzaropi, Rosemiro, Orlando Lelé, Léo e Brasília. Serginho, Guina e Ticão. Catinha, Silvinho e Marquinhos.

O Vasco sagrou-se campeão do Torneio João Havelange, levando a taça para o seu museu em São Januário. No jogo decisivo, o Vasco derrotou o Flamengo por 1 a 0. Vale lembrar que Roberto Dinamite e Zico, as maiores estrelas de cada time, não participaram da competição devido ao chamado da Seleção Brasileira. O lateral esquerdo Júnior também estava na convocação e não pôde atuar.

Ainda assim, a cerimônia de inauguração das novas arquibancadas foi um grande evento para os torcedores, que puderam assistir a jogos emocionantes com alguns dos melhores jogadores do futebol brasileiro na década de 1980.

VOCÊ SABIA?

O primeiro título da Pantera

O Democrata conquistou seu primeiro troféu como equipe profissional ao ser campeão da Taça Minas Gerais, ao vencer o Uberlândia por 2 a 1.

O treinador era Yustrich, que aparece na foto fazendo sua preleção no gramado do Mammoud Abbas.

Na decisão da Taça Minas Gerais, realizada no dia 28/11/1981, o Democrata triunfou sobre o Uberlândia com um placar de 2 a 1.

O Demorata começou perdendo, mas em uma virada impressionante, o cabeludo Antonio Carlos marcou dois grandes golaços e entrou para a história. O time campeão foi formado por Serginho, Fausto, Fred, Darci Menezes e Ferreira. Naves (Nino), Dirceu (Jairo), Antônio Carlos. Batistote, Ziquita e Faísca.

O presidente do ECD, Almyr Vargas, e o presidente da FIFA, Havellange. Foto: Arquivo Parajara dos SantosO presidente do ECD, Almyr Vargas, e o presidente da FIFA, Havellange. Foto: Arquivo Parajara dos SantosBaroninho e Carpegiani dão combate em Marquinhos, do Vasco. Leandro dá a cobertura. Mazzaropi, goleiro do Vasco, observa. Foto: Arquivo ECDBaroninho e Carpegiani dão combate em Marquinhos, do Vasco. Leandro dá a cobertura. Mazzaropi, goleiro do Vasco, observa. Foto: Arquivo ECD

Fonte: Jornal da Cidade


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.