Vasco se mantém na 6ª posição no ranking digital dos clubes brasileiros e foi o 5º que mais aumentou sua quantidade de seguidores em outubro.

Vasco brilha nas redes sociais e cresce entre os favoritos, superando desafios e conquistando torcedores.

Na edição mais recente do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, promovido pelo IBOPE Repucom, observamos o desempenho destacado de cinco clubes: Flamengo, Remo, Palmeiras, Mirassol e Vasco. Juntos, esses times acumularam mais de 565 mil novas inscrições em suas redes sociais apenas em outubro.

Analisando o saldo das 50 equipes estudadas, este é o menor crescimento mensal desde que o levantamento começou, em julho de 2016. A principal razão para essa diminuição foi a queda significativa nas inscrições dos clubes brasileiros na plataforma “X” (anteriormente conhecida como Twitter), que teve uma perda de 735 mil seguidores nas contas oficiais das 50 equipes avaliadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em setembro, os clubes já haviam enfrentado uma redução de mais de meio milhão de inscrições, totalizando cerca de 1,3 milhão entre setembro e outubro. Apesar de não ter sido oficialmente confirmado, essa situação pode ser um reflexo das ações anunciadas pelo X para remover contas inativas e realizar uma limpeza em sua base de usuários.

O Flamengo foi o líder em ganhos de seguidores entre os clubes, somando 341 mil novas adesões em suas redes sociais. Esse crescimento foi incentivado pela vaga na final da Copa Libertadores da América, destacando-se em três plataformas: Instagram (255 mil novos inscritos), TikTok (100 mil) e YouTube (50 mil). Com isso, o Instagram do Flamengo atingiu a marca histórica de 23 milhões de inscritos, tornando-se a maior conta de um clube de futebol brasileiro na plataforma.

Por outro lado, o Remo, respaldado por uma série de vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro que o posicionou para o acesso à Série A em 2026, registrou um saldo de 80 mil novas inscrições, o que representa o melhor resultado mensal da história do clube nesse ranking. O Instagram e o TikTok foram responsáveis por 81% das novas adesões, e o Remo subiu uma colocação no ranking geral.

O Palmeiras, finalista da Copa Libertadores, alcançou 66 mil novas adesões, ocupando o terceiro lugar no mês, com o Instagram sendo o principal canal de crescimento.

O Mirassol obteve o quarto maior crescimento, com 62 mil novas inscrições, atingindo seu melhor resultado até então no ranking. Destes, 83% do aumento, ou seja, 52 mil novas adesões, vieram do Instagram, permitindo que o clube subisse duas posições no ranking geral para o 43º lugar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Vasco completou o top 5 com cerca de 17 mil novas inscrições, com seu Instagram sendo o principal fator de crescimento.

Outros destaques incluem o Náutico e a Ponte Preta, que conquistaram acesso à Série B de 2026, cada um registrando cerca de 12 mil novas inscrições em seus perfis oficiais. O Londrina, também com acesso à Série B de 2026, voltou a aparecer no ranking, ocupando a 50ª posição.

Confira o levantamento completo:

Camisa do Flamengo com detalhes vermelhos e pretos.

Fonte: Ibope Repucom


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.