Foi com muita garra e um toque de dor que o Vasco alcançou uma vitória crucial sobre o Sport, vencendo por 3 a 2 em uma partida cheia de emoção na Ilha do Retiro, neste domingo. Com esse resultado, o time cruzmaltino conseguiu sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Os gols do jogo foram anotados por Nuno Moreira, Philippe Coutinho e Vegetti, levando o Vasco a 22 pontos, situando-se na 15ª posição. O Sport, por sua vez, permanece na última colocação, com apenas 10 pontos.
O próximo desafio do Vasco será pela Copa do Brasil, enfrentando o Botafogo fora de casa às 21h30 (horário de Brasília) no dia 11 de setembro, após a data Fifa. O Sport terá um duelo contra o Bragantino, às 11 horas do dia 14, no interior de São Paulo, válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo
Com um jogo dinâmico e acionando rapidamente os laterais, o Vasco abriu o placar logo aos 7 minutos. Puma Rodríguez avançou pela direita e fez um cruzamento rasteiro para Nuno Moreira, que finalizou com precisão. No entanto, a alegria durou pouco: aos 21 minutos, Lucas Freitas cometeu um pênalti em Matheus Alexandre, convertido por Lucas Lima.
Quando o Sport parecia dominar, o talento individual dos jogadores do Vasco brilhou. Aos 42 minutos, após uma recuperação de bola de Vegetti, Coutinho lançou Nuno Moreira, que entrou na área e devolveu a bola. O camisa 10, da marca do pênalti, finalizou de primeira e colocou o Vasco novamente à frente.
O segundo tempo começou de forma ideal para o Vasco. Logo no primeiro minuto, Lucas Freitas sofreu um pênalti. Na cobrança, Pablo Vegetti, com sua habitual habilidade, conseguiu deslocar o goleiro adversário e marcou o terceiro, fazendo parecer que a vitória estava garantida.
Após esse gol, o Vasco recuou, e o Sport intensificou suas investidas. Aos 28 minutos, em um escanteio, Ramon Menezes subiu livre para reduzir a diferença. O Sport tentou o empate e quase conseguiu em uma jogada que foi salva por Lucas Freitas. O Vasco, por sua vez, teve uma grande chance para definir o jogo com Puma Rodríguez, mas Gabriel fez uma boa defesa.
FICHA TÉCNICA
SPORT 2 x 3 VASCOLocal: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 31 de agosto de 2025 (domingo)
Competição: Rodada 22 do Campeonato Brasileiro 2025
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Joverton Wesley de Souza Lima
Quarto árbitro: Murilo Tarrega Victor
Gols: Nuno Moreira (VAS), aos 7 do 1º tempo, Lucas Lima (SPO), aos 23 do 1º tempo, Philippe Coutinho (VAS) aos 42 do 1º tempo, Vegetti (VAS) aos 3 do 2º tempo e Ramon Menezes aos 28 do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Lucas Lima (SPO) e Hugo Moura (VAS)
Sport: Gabriel; Aderlan (Kevyson), João Silva (Pablo), Ramon Menezes e Matheus Alexandre; Rivera, Zé Lucas (Romarinho) e Matheusinho (Atencio) e Lucas Lima; Léo Pereira (Chrystian Barletta) e Derik Lacerda
Técnico: Daniel Paulista
Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Hugo Moura, Lucas Freitas, Lucas Piton; Barros (Lucas Oliveira), Jair (Matheus Carvalho), Philippe Coutinho (David); Nuno Moreira (Matheus França), Rayan e Vegetti
Técnico: Fernando Diniz
Fonte: Gazeta Esportiva