O Vasco planeja estratégias para evitar contusões nos atletas em 2024. Com o acompanhamento constante do Departamento de Saúde e Desempenho, o Clube já obteve resultados positivos em 2023.
Em uma entrevista exclusiva para o portal Globo Esporte, a especialista em fisiologia Sarah Ramos compartilhou detalhes sobre o acompanhamento. Segundo a profissional, o departamento monitora os jogadores desde o início dos treinos, bem como durante o tempo em que estão em casa ou realizando outras atividades.
– Estamos com eles desde o início dos treinos ou nos dias de jogo. Utilizamos questionários de bem-estar para avaliar o período entre o final de um treino e o próximo. Também monitoramos suas atividades em casa e durante outras práticas. É fundamental para ajustar como cada um reage aos treinos anteriores – declarou ao GE.
Especialista do Vasco detalha monitoramento pelo GPS
Além do acompanhamento diário, a especialista explicou que monitoram a carga física externa por meio de GPS. Dessa forma, o departamento mensura a distância percorrida pelos atletas, a velocidade, intensidade e outros aspectos relevantes.
– Acompanhamos a carga física externa por GPS, analisando a distância percorrida, a intensidade, se atingiram altas velocidades, entre outros detalhes como o número de acelerações e a velocidade máxima – explicou.
Por fim, Sarah Ramos afirmou que as primeiras avaliações dos jogadores na pré-temporada de 2024 foram positivas. Segundo a especialista, a maioria apresentou melhorias em relação ao ano anterior.
– Realizamos as avaliações nos primeiros dias da temporada e notamos que a maioria manteve ou até mesmo melhorou em relação ao ano anterior em termos físicos.