Onde assistir: A partida será transmitida pela plataforma Amazon Prime Video(Streaming).
Ambas as equipes estão passando por um momento crítico na temporada, vindo de derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana. Após um período sem jogos por conta do Mundial de Clubes da Fifa, o Vasco foi derrotado pelo Botafogo por 2 a 0 no último sábado. Depois, a equipe treinada por Fernando Diniz sofreu uma pesada derrota por 4 a 0 contra o Independiente del Valle, em Quito, no primeiro jogo dos playoffs da Copa Sul-Americana.
Em resposta a esses resultados, Diniz pode fazer alterações na formação do time para o jogo contra o Grêmio. Com a defesa sendo a mais vulnerável da Série A, o zagueiro João Victor e o lateral Lucas Piton estão entre os jogadores que podem ser removidos do time titular. No meio-campo, a presença de Philippe Coutinho é incerta, pois ele não atuou na partida em Quito. GB se destaca como uma alternativa para a posição do camisa 11.
A situação do Grêmio também não é animadora. Ao retornar ao Brasileirão, o time de Mano Menezes sofreu uma derrota por 4 a 1 para o Cruzeiro, no Mineirão, e posteriormente perdeu por 2 a 0 para o Alianza Lima nos playoffs da Sul-Americana.
Em busca de alternativas após os resultados desfavoráveis, Mano Menezes considera mudanças táticas e está avaliando a possibilidade de alterar o esquema de jogo de 4-3-3 para 4-4-2.
“Precisamos encontrar soluções e, talvez, armar a equipe de forma diferente nesse momento, com duas linhas de quatro e dois atacantes mais centrais”, manifestou o treinador.
Atualmente, o Grêmio ocupa a 16ª posição com 16 pontos em 13 jogos, apenas três posições acima do Vasco, que tem 13 pontos.
FICHA TÉCNICA
VASCO-RJ X GRÊMIO-RS
Local: Estádio de São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: Sábado, 19 de Julho de 2025
Hora: 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor (Luiz Gustavo), Lucas Freitas e Lucas Piton (Leandrinho); Hugo Moura, Tchê Tchê e Coutinho (GB); Rayan, Nuno Moreira e Pablo Vegetti
Técnico: Fernando Diniz
GRÊMIO: Tiago Volpi, Igor Serrote, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Villasanti, Dodi, Edenílson e Alysson, Aravena e André (Amuzu)
Técnico: Mano Menezes
Fonte: Gazeta Esportiva