Vegetti conquista sua quinta artilharia na carreira e mira o título do Campeonato Brasileiro.

Confira o gol de Vegetti na semifinal da Copa do Brasil contra o Atlético-MG

Apesar da eliminação do Vasco na semifinal, Pablo Vegetti se destacou como o artilheiro solitário da Copa do Brasil nesta edição. O atacante argentino terminou a disputa com sete gols, enquanto seus concorrentes mais próximos, Emiliano Rodríguez (Atlético-GO) e Enner Valencia (Internacional), ficaram com quatro gols cada um.

Essa não é a primeira vez que o jogador de 36 anos conquista o título de goleador da competição. Esta é a quinta vez que Vegetti se destaca como artilheiro em sua carreira.

Antes de sua passagem pelo Vasco, ele já havia sido o principal goleador defendendo as camisas do Villa San Carlos e do Belgrano, ambos clubes da Argentina.

Pablo Vegetti em ação pelo Vasco — Foto: Thiago Ribeiro/AGIFPablo Vegetti em ação pelo Vasco — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Na temporada 2012/13, já nos primeiros passos da carreira, o atacante foi fundamental para a ascensão do Villa San Carlos da Primeira B Metropolitana (terceira divisão) à Primera B Nacional (segunda divisão), anotando 24 gols.

As demais artilharias foram conquistadas mais recentemente, todas pelo Belgrano, onde Vegetti jogou por cinco temporadas. Ele se destacou como o artilheiro da segunda divisão em duas ocasiões (2018/19 e 2022); e, em 2023, antes de se juntar ao Vasco, balançou as redes 13 vezes na elite, terminando o campeonato na liderança junto a Michael Santos, do Talleres.

As artilharias de Vegetti

  • 2012/13, Villa San Carlos – Primera B Metropolitana – 24 gols
  • 2018/19, Belgrano – Primera B Nacional – 15 gols (empatado com Patricio Cucchi, do Gimnasia de Mendoza)
  • 2022, Belgrano – Primera B Nacional – 17 gols
  • 2023, Belgrano – Primeira Divisão – 13 gols (empatado com Michael Santos, do Talleres)
  • 2024, Vasco – Copa do Brasil – 7 gols

Vai atrás do título do Brasileirão?

Vegetti ainda pode emplacar mais uma artilharia nesta temporada: a do Brasileirão.

Diante do momento irregular do Vasco, o argentino tem encontrado menos espaço para marcar. Seu último gol foi contra o Cruzeiro na 28ª rodada. Ele enfrenta seu maior jejum de gols na competição desde que chegou ao clube.

Isso permitiu que concorrentes como Yuri Alberto (Corinthians) e Alerrandro (Vitória) o alcançassem no ranking, ambos com 10 gols. Vegetti, com nove, ocupa a quarta posição na lista, empatado com Lucas Moura (São Paulo), Raphael Veiga e Flaco López (ambos do Palmeiras).

Estêvão, do Palmeiras, lidera a artilharia, possuindo 12 gols. Vegetti ainda terá cinco partidas até o encerramento do campeonato para tentar superá-lo. O Vasco ainda irá enfrentar o Internacional (em casa), Corinthians (fora), Atlético-GO (em casa), Atlético-MG (em casa) e Cuiabá (fora).
Fonte: ge