Artilheiro do Vasco nesta temporada, Vegetti enfrenta um momento complicado, não marcando há três jogos e sendo alvo de críticas desde sua chegada a São Januário. A diminuição de sua contribuição ofensiva e as dúvidas sobre sua permanência no time titular podem estar relacionadas à sua principal habilidade: o cabeceio.
O capitão vascaíno está encontrando dificuldades no jogo aéreo, uma característica que o fez se destacar, especialmente após a chegada de Fernando Diniz como técnico. Contratado em agosto de 2023, Vegetti se destacou rapidamente como um goleador eficiente, principalmente em jogadas aéreas. No entanto, seus gols de cabeça tornaram-se pouco frequentes, já que ele não marca há mais de dois meses.
O último gol de cabeça de Vegetti ocorreu no empate por 1 a 1 com o Independente del Valle, pela Sul-Americana, em 22 de julho, sendo este o único sob a orientação do atual treinador do Vasco. Em 2025, o atacante acumulou 24 gols no total, dos quais 18 foram com a bola rolando, sendo sete deles através de cabeceios, mas apenas um após a chegada de Diniz.
Gols de Vegetti em 2025
- Antes da chegada de Diniz: 15 gols marcados (seis de cabeça)
- Após a chegada de Diniz: 9 gols marcados (um de cabeça)
Apesar de sua fase complicada, Vegetti se mantém como o principal goleador do futebol brasileiro em 2025 e continua contando com a confiança de Fernando Diniz. Sob seu comando, o argentino só ficou fora de uma partida, que foi a goleada de 6 a 0 sobre o Santos, onde estava suspenso.
Diniz afirmou que o foco é recuperar Vegetti para ele voltar a marcar gols, ressaltando que a principal característica do atacante é a finalização. Embora não tenha feito gols recentemente, o treinador acredita no potencial do jogador e destaca suas contribuições táticas.
A importância de Vegetti vai além dos gols. Ele tem um papel essencial na organização defensiva da equipe, o que justifica seu tempo de jogo mesmo durante a fase de seca. Nos últimos dez confrontos, o atacante atuou integralmente em sete deles.
Para Diniz, Vegetti é um jogador que oferece valiosa contribuição tática e não se limita apenas a marcar gols. “Ele precisa de confiança”, disse Diniz, reafirmando sua crença na capacidade do atacante.
Neste contexto, o Vasco busca se distanciar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e enfrentará o Bahia em São Januário, nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília).
Fonte: ge