Dentre eles, o nome que provavelmente não voltará ao Rio é Luca Orellano. O argentino está emprestado ao Cincinnati até o fim de dezembro deste ano e vem fazendo uma performance excepcional nos Estados Unidos, com 12 gols e cinco assistências em 41 partidas.
O contrato de Orellano com o Vasco se estende até dezembro de 2025, mas existe uma opção de compra no acordo de empréstimo, e o clube americano já sinalizou sua intenção de exercer essa cláusula. A oficialização deve ocorrer nas próximas semanas.
Além de Orellano, há outros quatro jogadores que não retornarão neste momento. Os goleiros Halls e Cadu, emprestados a Vila Nova-GO e Portuguesa-RJ, respectivamente, terão seus contratos encerrados este ano e devem deixar o clube.
O goleiro João Pedro Lecce, por sua vez, está emprestado ao América-MG até o fim de janeiro do próximo ano – ele mantém vínculo com o Vasco até março de 2027. Já o atacante Clayton está no Rio Ave, de Portugal, até junho de 2025, e seu contrato com o Vasco vai até dezembro de 2028.
Confira abaixo os oito jogadores emprestados que devem retornar ao fim da temporada:
Alexander – Ypiranga-RS
O goleiro de 25 anos está cedido ao Ypiranga-RS até 14 de novembro deste ano. Ele foi titular em boa parte do primeiro semestre, mas perdeu espaço desde agosto. Alexander tem contrato com o Vasco até setembro de 2025. Ainda não há definições sobre seu futuro, que pode ser mais uma vez um novo empréstimo.
Capasso – Olimpia-PAR
Esse zagueiro está emprestado ao time paraguaio até 31 de dezembro de 2024, com contrato com o Vasco até o final de 2025. Capasso tem sido peça-chave no Olimpia, com cinco gols e duas assistências em 26 partidas. Há um interesse do clube paraguaio em mantê-lo, e a imprensa local comentou que uma dívida do Vasco com o Olimpia pode facilitar essa permanência.
Essa dívida se refere à contratação de Matías Galarza, que chegou ao Vasco em 2020 e foi adquirido no ano seguinte por US$ 500 mil (R$ 2,6 milhões na época) do Olimpia. Atualmente, Galarza foi vendido ao Talleres, da Argentina.
Riquelme – Sport
Riquelme, lateral-esquerdo de 22 anos, está emprestado ao Sport até 31 de dezembro deste ano, mas não conseguiu se firmar no clube pernambucano. Ele teve algumas oportunidades como titular no começo da temporada, mas perdeu espaço e soma apenas 14 jogos. Seu contrato com o Vasco é válido até 14 de agosto de 2026.
Zé Gabriel – Coritiba
Este volante foi cedido ao Coritiba na segunda janela deste ano e tem sido titular na Série B, com 13 partidas disputadas até agora. Seu empréstimo termina no fim da temporada e ainda não há conversas sobre o seu futuro, já que Zé Gabriel tem contrato com o Vasco até 2025.
Barros – Amazonas
O volante Barros está emprestado ao time de Manaus até 5 de dezembro de 2024. Ele é titular na Série B e já participou de 31 jogos pelo Amazonas nesta temporada, contribuindo com dois gols e uma assistência. O jovem de 20 anos possui contrato com o Vasco até dezembro de 2026.
De Lucca – Ceará
Outra revelação que está fazendo sucesso fora do Vasco é De Lucca, titular do Ceará na Série B. Ele tem uma assistência em 31 partidas com a equipe neste ano. O empréstimo encerra em 30 de novembro e ele está vinculado ao Vasco até dezembro de 2025.
Figueiredo – Coritiba
Com seu contrato válido até 31 de dezembro de 2024, Figueiredo perdeu espaço no Coritiba nas últimas partidas. Começou a temporada como titular, com um gol e quatro assistências no primeiro semestre, mas tem sido utilizado como reserva recentemente. Seu último gol foi em 18 de agosto, contra o Brusque, e desde então não voltou a ser titular. O vínculo de Figueiredo com o Vasco vai até o fim de 2026.
Serginho – Criciúma
Emprestado na segunda janela de transferências, Serginho ainda não se destacou no Criciúma. O atacante participou de apenas três jogos, todos no final das partidas. Seu empréstimo também vai até 31 de dezembro de 2024, e o cenário mais provável é seu retorno ao Vasco, onde tem contrato até dezembro de 2025.
Fonte: ge