Entre jogadores renomados e outros menos conhecidos, o Vasco possui atualmente 11 atletas cedidos por empréstimo a diferentes clubes. A diretoria do clube deverá analisar a situação de cada um deles no meio do ano, já que alguns retornarão a São Januário, enquanto outros devem sair permanentemente.
O ge elaborou um resumo sobre a condição dos jogadores que pertencem ao Vasco, mas estão emprestados.
Existem atletas que foram contratados com grandes expectativas, como Sforza, Maxime e Loide Augusto, além de jovens promessas como JP, Lyncon e Lucas Eduardo. Confira a situação de cada um:
Sforza – Juventude
O volante argentino, que se juntou ao Vasco em 2024 com grandes esperanças, perdeu espaço na equipe em 2025. Fora dos planos da diretoria e da comissão técnica, Sforza foi emprestado ao Juventude para ganhar experiência e ritmo de jogo. Ele participou de sete partidas pelo Juventude, sendo apenas duas como titular. O contrato do jogador com o Vasco vai até o fim de 2028, e é provável que haja uma negociação para sua saída definitiva no início do próximo ano.
Sforza em treino do Juventude antes do duelo com o Palmeiras — Foto: Fernando Alves/EC Juventude
Loide Augusto – Caykur Rizespor
O atacante angolano, que foi visto como uma decepção no Vasco, foi emprestado ao futebol turco, onde já atuou anteriormente. Loide se firmou como titular no Rizespor, participando de cinco partidas, sendo quatro delas como titular, e contribuindo com uma assistência. O Rizespor está atualmente na décima posição do Campeonato Turco e o jogador está sob contrato até junho do próximo ano, com uma opção de compra estipulada.
Loide, na esquerda, em ação pelo Rizespor — Foto: Reprodução
Maxime Domínguez – Toronto
O meia suíço foi contratado pelo Vasco em 2024 como substituto de Adson, mas não conseguiu se firmar e foi emprestado no início de 2025. Ele já participou de 25 jogos pelo Toronto FC, do Canadá, sendo titular em 15. Até o momento, Maxime apenas deu uma assistência e ainda não fez gols. O seu contrato com o Toronto vai até o final deste ano e ele não está nos planos do Vasco para 2026.
Maxime Dominguez em ação pelo Toronto FC — Foto: Julian Avram/Icon Sportswire via Getty Images
JP – Avaí
Formado em São Januário, JP foi emprestado ao Avaí no início do ano para é ganhar experiência. Entre todos, ele é o jogador que tem aproveitado melhor a oportunidade. JP já jogou 28 partidas pela equipe na Série B, sendo titular em 23 e se destacando como um dos principais jogadores do time, com cinco gols marcados na competição. O atleta será avaliado por Diniz, que possui boas referências sobre seu desempenho.
JP, meia do Avaí em duelo contra o Remo na 37ª rodada da Série B 2025 — Foto: Redes sociais
Maicon – Coritiba
Referência na defesa do Coritiba, que recentemente conquistou o acesso à Série A, Maicon participou de 30 dos 37 jogos de sua equipe na Série B. Sem espaço no Vasco, ele foi emprestado ao Coritiba no início deste ano. O contrato do zagueiro com o Vasco é válido até 2025, mas sua permanência no Coritiba para 2026 já está assegurada.
Maicon, zagueiro do Coritiba — Foto: JP Pacheco/Coritiba
Lyncon – Volta Redonda
Destaque nas divisões de base do Vasco, Lyncon não conseguiu espaço no time principal e foi emprestado para adquirir experiência. Contudo, ele não teve muitas oportunidades no Volta Redonda, participando apenas de um jogo, que ocorreu aos 51 minutos do segundo tempo contra a Chapecoense.
Outros
Entre os demais jogadores emprestados pelo Vasco, estão Alexsander, André Ricardo, Lucas Eduardo, Matheus Santana e Wisley. Até o momento, não há expectativa de que nenhum deles retorne ao clube na próxima temporada.
Fonte: ge







