Estreante na seleção brasileira e titular na recente derrota por 1 a 0 para a Bolívia, nas Eliminatórias da Copa do Mundo, Vitinho ainda não está confirmado para o clássico Botafogo x Vasco. Após enfrentar a altitude na cidade de El Alto, o lateral embarcou em um voo fretado pela CBF, com chegada prevista ao Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira. Ele realizará testes para avaliar suas condições de jogo no confronto da Copa do Brasil.
— Ainda não conversei com o Botafogo, mas agora que minha atenção estava voltada para a seleção, vou iniciar as conversas. Quero entender o planejamento que fizeram para mim, e com certeza será o melhor possível. Estou sempre pronto para ajudar o Botafogo — declarou o lateral após a partida.
O clássico entre Botafogo e Vasco está agendado para quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), ou seja, pouco mais de 48 horas após o jogo da seleção nas Eliminatórias. Quando questionado sobre o cansaço físico devido ao jogo na Bolívia, Vitinho destacou as dificuldades de atuar na altitude e os efeitos do ar rarefeito em seu corpo. Ele foi substituído por Marquinhos aos 15 minutos do segundo tempo.
— Assim que chegar, farei os testes e discutirei se é o melhor para mim entrar em campo. Jogar na altitude é um desafio. O cansaço que sinto 48 horas depois é diferente, afeta não só as pernas, mas também o peito, a respiração e o coração. Vou sentar com a equipe do Botafogo assim que retornar e conversar sobre isso. Estou um pouco ofegante, tossindo bastante, e me senti um pouco tonto em alguns momentos. Usei oxigênio e isso ajudou — completou.
Nos treinos do Botafogo, o técnico Davide Ancelotti já considera a possibilidade de utilizar o uruguaio Mateo Ponte como uma alternativa para Vitinho. Ponte já participou de 28 jogos na temporada, sendo dez como titular e marcando um gol.
Botafogo e Vasco se enfrentam na busca por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil, no Estádio Nilton Santos. No primeiro encontro, realizado em São Januário, o placar ficou empatado em 1 a 1, com gols de Arthur Cabral, pelo Botafogo, e Jair, pelo Vasco.
Fonte: ge