Zubeldía: ‘Ao final, os pênaltis definiram a partida e o Vasco avançou com justiça’

O Fluminense foi eliminado da Copa do Brasil na semifinal ao perder nos pênaltis para o rival Vasco, com um resultado final de 4 a 3, após um empate agregado de 2 a 2. Na segunda partida da semifinal, o único gol dos tricolores foi um autogol de Paulo Henrique, resultando em 1 a 0 para o Vasco.

Precisando de um gol para se classificar, o Flu não conseguiu ser contundente, apesar de ter criado algumas boas oportunidades. O desempenho dos atacantes foi um assunto recorrente, tanto durante a semifinal quanto na reta final da temporada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os atacantes titulares não conseguiram marcar com frequência, e as opções que saíram do banco não conseguiram mudar o panorama. O técnico Zubeldía comentou que a escassez de alternativas se deve à falta de tempo para testes.

– Desde nossa chegada, não tivemos margem de erro. Este foi o 10º jogo que vencemos como mandantes. Não havia espaço para testes. O que nos levou à classificação direta foi manter 11 titulares, o que trouxe bom desempenho em casa e melhorou como visitantes no final. A regularidade da equipe foi fundamental para a classificação em uma situação antes considerada complicada – explicou o treinador.

Zubeldía em Fluminense x Vasco, pela semifinal da Copa do Brasil — Foto: André DurãoZubeldía em Fluminense x Vasco, pela semifinal da Copa do Brasil — Foto: André Durão

Contratado em 25 de setembro, Zubeldía conduziu o Fluminense à classificação direta para a fase de grupos da Conmebol Libertadores, com uma série de nove vitórias em casa.

O argentino também será responsável pela formação do elenco para 2026, decidindo quais jogadores permanecerão e quais serão contratados. Ao ser questionado sobre possíveis reforços para o ataque, ele preferiu não entrar em muitos detalhes.

– Eu e a diretoria estamos conversando, mas é um momento delicado para discutir isso, acabamos de ser eliminados. Não é o momento ideal para falar sobre reforços. Estou processando a derrota, mas temos quatro ou cinco opções para fortalecer a equipe. Também consideramos possíveis saídas. O mercado é desafiador. Vamos fazer o possível dentro da realidade do clube.

O Fluminense entrará em período de férias e retornará no início de janeiro para o Campeonato Carioca e o Brasileirão, que começa em 28 de janeiro. Confira algumas respostas de Zubeldía:

Dificuldades contra o Vasco

– Todos os quatro times que estavam na Copa do Brasil têm qualidade. Embora o desempenho no Brasileirão não tenha sido bom, a Copa consiste em 180 minutos e muitos fatores influenciam. O Vasco teve a oportunidade de se preparar melhor para este confronto, enquanto nós tivemos que lutar até a última rodada pela Libertadores. O jogo foi equilibrado e decidimos nos pênaltis. Infelizmente, erramos duas cobranças e estamos fora.

Atuação ruim na semifinal

– O jogo foi equilibrado. O Vasco teve um pouco mais de chutes. O Fábio fez boas defesas, ele é um grande goleiro. De maneira geral, os dois jogos foram parelhos. O Vasco possui jogadores com velocidade que podem finalizar de longe. No fim, foi decidido nos pênaltis e o Vasco merecidamente avança. Lamentamos, mas agora precisamos olhar para o próximo ano.

Briga no fim do jogo

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

– Não houve nada digno de destaque. Foi apenas um tumulto.

Planejamento para 2026

– Já tive conversas com Mário (Bittencourt), Paulo (Angioni) e o novo presidente. Vamos buscar alternativas nas posições que consideramos necessárias. A equipe sempre pode melhorar. No primeiro jogo, conseguimos abrir o placar, mas não mantivemos a vantagem. Perdemos nos pênaltis e lamento isso. Tentamos. Não é fácil, mas competimos e o Vasco mereceu a vitória. Foi uma temporada desafiadora, mas com a classificação direta para a Libertadores como um ponto positivo.

Festa da torcida

– Nossos torcedores fizeram uma grande festa hoje, agradeço a todos por estarem presentes e fazendo-se sentir. Até o último momento, acreditávamos que a finalização de John Kennedy poderia entrar. Apenas agradeço.

Busca por novos centroavantes e situação de Nino

– Quanto ao Nino, é claro que esse tipo de jogador é bem-vindo, ele é um jovem zagueiro com uma história significativa aqui. Espero que possamos contratá-lo. Vamos acompanhar a situação. Sobre outras posições, no momento não faz sentido falar especificamente.

O elenco atual do Fluminense precisa de ajustes?

– Há momentos em que o jogo é mais completo, refletindo não apenas meu trabalho, mas o esforço de todos (os torcedores). Outros momentos foram mais complicados. O Vasco teve mais finalizações. De modo geral, nosso desempenho como mandantes foi bom, mas precisamos melhorar fora de casa. O calendário será ajustado devido à Copa do Mundo, por isso devemos ter um início forte para depois ajustar ainda mais.

Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no Sportv.
Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.